Available services

Escritura de contrato, obrigação, de [locação] e condição de obras e serviços que faz António Dias, filho de Barnabé Dias, de São João de Loure, termo da cidade de Aveiro ao Comendador José Ferreira Pinto Basto, senhorio do prazo desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00010
Title type
Atribuído
Date range
1830-05-25 Date is certain to 1830-05-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14v a 15v
Scope and content
Escritura de contrato, obrigação, de [locação] e condição de obras e serviços, sendo intervenientes José Ferreira Pinto Basto [senhorio], Comendador e Professo na Ordem de Cristo e senhorio do prazo desta vila e António Dias [contratante], filho de Barnabé Dias, de São João de Loure, termo da cidade de Aveiro. E logo pelo senhorio foi dito que estava justo e contratado com o contratante António Dias para o mesmo ficar como oficial de ajudante de pintura e louça da porcelana da Real Fábrica da Vista Alegre, com o melhor [ilegível] do que já sabe e que aprendeu no tempo de aprendizagem pelo tempo de 5 anos. O contrato tinha assinalado as seguintes condições: nos dias em que trabalhar no primeiro ano receberia 200 reis por dia, no segundo ano 240 reis e no terceiro ano 280 reis; o contratante obrigava-se a fazer e a manejar todos os arranjos precisos para a pintura da louça da fábrica; obrigava-se ainda a tocar em todos os Domingos e dias santos na missa da Capela e em todos os lugares e ocasiões, que pelo senhorio ou administrador, lhe for ordenado. O contratante pediu ao primeiro outorgante para ficar na escola de aprendizagem como tem ficado, tendo todas as regalias inerentes à mesma, no entanto o senhorio não teria que pagar o ordenado acima mencionado recebendo somente 80 reis enquanto estiver na escola. Os outorgantes tinham como obrigação cumprir todas as cláusulas e condições estipuladas na presente escritura. Foram testemunhas presentes Manuel Lourenço José, assistente na Fábrica da Vista Alegre e Custódio Carneiro, assistente no lugar da Chousa Velha, termo de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:37
Last modification
02/06/2017 11:14:25