Available services

Escritura de contrato, obrigação, de [locação] e condição de obras e serviços que fazem Pedro Simões da Graça, do Vale de Ílhavo de Cima, termo de Ílhavo e João Pereira, da vila de Amarante ao Comendador José Ferreira Pinto Basto, senhorio do prazo desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00009
Title type
Atribuído
Date range
1830-05-25 Date is certain to 1830-05-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 13 a 14
Scope and content
Escritura de contrato, obrigação, de [locação] e condição de obras e serviços, sendo intervenientes José Ferreira Pinto Basto [senhorio], Comendador e Professo na Ordem de Cristo e senhorio do prazo desta vila e Pedro Simões da Graça, filho de Manuel Simões da Graça, do lugar de Vale de Ílhavo de Cima, termo de Ílhavo, maior de 18 anos e João Pereira [contratantes], filho de Domingos de Oliveira, da vila de Amarante, maior de 18 anos. E logo pelo primeiro outorgante foi dito que ele estava justo e contratado com os contratantes para eles ficarem como oficiais ajudantes, tanto na oficina de tornear e moldar, como também de roda, na Real Fábrica da Vista Alegre, durante o período de 5 anos. Este contrato tinha como condições: ganhavam e recebiam nos dias em que trabalhavam 200 reis, nos dias que trabalharem no segundo ano receberiam 240 reis, nos dias em que trabalharem no terceiro ano receberiam a quantia de 280 reis cada um dos contratantes; os contratantes estavam obrigados a fazer e manejar todos os arranjos [ilegível] e necessários à mesma fábrica da Vista Alegre; sujeitavam-se ainda a tocar o instrumento em que estiverem práticos em todos os Domingos e dias santos na missa da Capela da mesma fábrica ou em outros lugares e ocasiões que pelo senhorio ou administrador lhes for ordenado. O outorgante João Pereira tinha pedido para ficar novamente na escola de aprendizes, tendo todas as regalias inerente a essa mesma escola, no entanto o senhorio não era obrigado a dar-lhe o ordenado acima mencionado, mas somente a quantia de 80 reis por cada dia que trabalhar enquanto se manter na escola de aprendizes. Os outorgantes tinham como obrigação cumprir todas as cláusulas e condições do presente contrato. Foram testemunhas presentes Manuel Lourenço José, assistente na Real Fábrica da Vista Alegre e Custódio Carneiro, assistente no lugar da Chousa Velha, termo da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:37
Last modification
02/06/2017 11:14:25