Escritura de contrato e obrigação ou de [locação] e condição de obras e serviços que fazem João Pires e seu filho Manuel Pires, desta vila, ao Comendador José Ferreira Pinto Basto, senhorio do prazo, desta vila da Ermida.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00007
Title type
Atribuído
Date range
1830-05-17 Date is certain to 1830-05-17 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 9v a 10v
Scope and content
Escritura de contrato e obrigação ou de [locação] e condição de obras e serviços, sendo intervenientes de uma parte José Ferreira Pinto Basto, Comendador, Professo na Ordem de Cristo e senhorio do prazo desta vila e de outra parte João Pires e Manuel Pires, maior de 18 anos, desta vila da Ermida. E logo pelo primeiro outorgante foi dito que ele estava justo e contratado com Manuel Pires para ele ficar como oficial ajudante da Real Fábrica da Vista Alegre e que em atenção ao facto dele saber tanto da oficina de vidraria como de [ilegível] na decoração que reconhece ser fora e mais delicada da que tinha antes de entrar para a aprendizagem, por isso o primeiro outorgante queria contratá-lo e ajustá-lo para servir de oficial na mesma fábrica, pelo tempo de 6 anos, com as condições seguintes: receberá todas as semanas que trabalhar na fábrica a razão de 200 reis [ilegível] por caldear e quando colher e principiar será então o ordenado de 330 reis por dia que trabalhar tanto na fabricação de vidro como na feitura de louça [ilegível] e arranjos necessários à mesma fábrica [e nos dias em que não fabrica, o que não terá lugar os dias em que não trabalhar], com a condição de se obrigar a tocar todos os dias de obrigação de missa na Capela da Vista Alegre e em todos os mais lugares e ocasiões que pelo senhorio ou seus filhos lhe for ordenado. O primeiro outorgante obrigava-se ao cumprimento das cláusulas e condições descritas nesta escritura. E pelos segundos outorgantes foi também dito que eles se sujeitavam às cláusulas apresentadas acima, sendo que o pai de Manuel dá autorização para o referido contrato. Foram testemunhas presentes António Teodoro Salgado e Joaquim de Queirós Monteiro Regadas, ambos de Vila Nova do Porto de Gaia.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:35
Last modification
02/06/2017 11:14:25