Available services

Escritura de juro que faz Maria Nunes de Oliveira, viúva de Gabriel Nunes do Couto, do lugar do Vale de Ílhavo de Baixo, termo de Ílhavo a Manuel Nunes Pinguelo, desta vila, da quantia de 16 mil reis.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00005
Title type
Atribuído
Date range
1830-05-13 Date is certain to 1830-05-13 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 7v a 8
Scope and content
Escritura de juros de 5 por cento, sendo intervenientes Manuel Nunes Pinguelo [senhorio], desta vila da Ermida e Maria Nunes de Oliveira [devedora], viúva de Gabriel Nunes do Couto, do lugar de Vale de Ílhavo de Baixo, termo de Ílhavo. E logo pela devedora foi dito que para ela comprar um bocado de aido, sito no Soalhal, desta vila e para remir as suas vexações tomou da mão do senhorio à razão de juros de 5 por cento a quantia de 16 mil reis. A devedora já tinha recebido da mão do senhorio a dita quantia, à qual por este instrumento se confessava como devedora. Disse ainda que como até ao momento ainda não tinha dinheiro para pagar a dita dívida estava justa e contratada com o senhorio a ficar com a referida quantia à razão de juros de 5 por cento, pelo tempo de 2 anos. A devedora obrigava-se a pagar os juros anuais da quantia de mil e 600 reis. Dava como segurança de pagamento o dito bocado de aido, sito no Soalhal, que pertence à devedora, que confrontava a norte com Luís Nunes do Couto e a sul com Luís Simões Vagos. Apresentou ainda como seus fiadores João dos Santos Abreu e sua mulher Maria Nunes do Couto, do Vale de Ílhavo de Baixo, com a condição de não serem obrigados a pagar, fazendo-o só no caso de a dita vendedora estar completamente falida de bens. Foram testemunhas presentes José António Torrão, do Vale de Ílhavo de Baixo, de Ílhavo, Joaquim Lopes, de Salgueiro, termo de Soza e Augusto Ferreira Pinto Basto, assistente na Quinta da Vista Alegre.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:34
Last modification
02/06/2017 11:14:25