Available services

Escritura de compra que faz Marta [Metildes], solteira, sui júris, natural da cidade de Aveiro, e de presente familiar do Comendador José Ferreira Pinto Basto, no lugar da Quinta da Vista Alegre, termo de Ílhavo, aos vendedores Maria Nunes de Oliveira, viúva de Gabriel Nunes do Couto e seu genro João dos Santos Abreu e sua mulher Maria Nunes do Couto, do lugar de Vale de Ílhavo de Baixo, termo da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0011/00004
Title type
Atribuído
Date range
1830-05-13 Date is certain to 1830-05-13 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 5v a 7
Scope and content
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes Marta Metildes [compradora], solteira, sui júris, da cidade de Aveiro e presentemente familiar do Comendador José Ferreira Pinto Basto, na Quinta da Vista Alegre, termo de Ílhavo e Maria Nunes de Oliveira, viúva de Gabriel Nunes de Couto, e seu genro João dos Santos Abreu e sua mulher Maria Nunes do Couto [vendedores], do lugar do Vale de Ílhavo de Baixo, do mesmo termo de Ílhavo. E logo pela primeira outorgante foi dito que tinha comprado aos vendedores duas leiras de terra lavradia, sitas no lugar da Carvalheira e Ribas altas, termo e couto da Ermida, que confrontavam a norte com a estrada pública e a sul com José Ferreira Pinto Basto, da cidade de Lisboa, pela quantia de 96 mil reis. Sendo que a vendedora Maria Nunes de Oliveira, viúva de Gabriel Nunes do Couto [vendeu] uma leira de terra lavradia que confrontava a norte com a estrada pública por onde tem de largo 14 varas de 5 palmos, cada uma e mais um palmo e no meio da dita leira onde tem os marcos tem de largo 25 varas dos mesmos 5 palmos cada uma vara e mais um palmo e a sul por onde tem 35 varas dos mesmos 5 palmos cada vara e mais 3 palmos pela quantia de 72 mil reis. Os vendedores João dos Santos Abreu e sua mulher a outra leira de terra no mesmo sítio que confronta a sul com o mesmo comendador José Ferreira Pinto Basto, por onde tem 12 varas dos mesmos 5 palmos cada vara e mais dois palmos, no meio da mesma leira aonde e até ao marco tem de largo 6 varas dos mesmos 5 palmos cada vara e mais 3 palmos, [não] confronta a norte por fazer um bico e vir a morrer na outra leira da outra vendedora, pela quantia de 24 mil reis. Ajustando-se as leiras numa só propriedade a mesma tem de largo da parte norte 14 varas e um palmo, no meio 31 varas e 4 palmos e pelo lado sul 47 varas, todas elas de 5 palmos cada vara e mais 5 palmos. Os vendedores venderam as ditas leiras com a condição de a compradora pagar à Confraria do Senhor de Ílhavo um alqueire de trigo. Foram testemunhas presentes José António Torrão, do lugar do Vale de Ílhavo de Baixo, termo de Ílhavo e Joaquim Lopes, de Salgueiro, termo de Soza e Augusto Ferreira Pinto Basto, assistente na Quinta da Vista Alegre.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:08:34
Last modification
02/06/2017 11:14:25