Available services

Escritura de juro que faz Manuel Simões Quintaneiro Novo e sua mulher Joana de Jesus Delgado, do lugar da Vessada, termo da vila de Esgueira, ao Capitão António Joaquim Dinis Ferreira [Félix], do lugar de Alqueidão, termo da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0009/00007
Title type
Atribuído
Date range
1827-06-14 Date is certain to 1827-06-14 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 11 a 12
Scope and content
Escritura de juro de 5 por cento, sendo intervenientes Manuel Simões Quintaneiro Novo e sua mulher Joana de Jesus Delgado [devedores], do lugar da Vessada, termo da vila de Esgueira e o Capitão António Joaquim Dinis Ferreira [Félix] [senhorio], de Alqueidão, termo da vila de Ílhavo. E logo pelos primeiros outorgantes foi dito que se achavam justos e contratados com o dito senhorio a tomarem da sua mão a quantia de 20 mil reis à razão de juros de 5 por cento. Os devedores estavam obrigados a pagarem de juros anuais a quantia de mil reis. Davam como segurança de pagamento todos seus bens havidos e por haver e em particular o mais bem parado deles. Os devedores hipotecaram ainda o seu assento de casas e aido, com todos os seus pertences, que consta de terra lavradia no lugar da Vessada, termo da vila de Esgueira e que confrontavam a norte com os irmãos e cunhados órfãos dos devedores, a sul com o caminho público, a nascente e poente com caminhos públicos que vão para o Ramalheiro e Bairrada e outras partes. Foram testemunhas presentes Manuel Lourenço José, António Tomás Pereira de Mendonça, ambos da vila de Ílhavo e Manuel Daniel Ferreira [Félix], de Alqueidão, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:03:20
Last modification
02/06/2017 11:14:21