Available services

Escritura de declaração de dote que fazem João André Senos e sua mulher, da vila de Ílhavo, a seu filho Tomé André Senos da mesma vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0007/00081
Title type
Atribuído
Date range
1816-04-24 Date is certain to 1816-04-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 87v a 88v
Scope and content
Escritura de declaração de dote, sendo intervenientes João André Senos e sua mulher Rosália da Rocha [doantes], da vila de Ílhavo e Tomé André Senos e sua mulher Joana Maria [doados], da mesma vila. E logo pelos primeiros outorgantes foi dito que do seu matrimónio tiveram 5 filhos, nomeadamente José, Tomé, António, Manuel e Luísa e que todos estes já se encontravam casados, [dotando-os] da quantia de 48 mil reis em dinheiro. Casando o seu filho Tomé com Joana Maria, filha de João Francisco Grilo, os doantes doam por esta escritura [outra tanta quantia] [ilegível] umas casas em que vivem [ilegível] os doados, sitas na Rua de Espinheiro, da mesma vila, que confrontava a norte com a rua pública e a sul com António de Almeida Vidal, em que os mesmos doados têm feito melhoras [para aceitar dividir para o futuro entre os mais filhos deles doantes]. A dita propriedade [ilegível] totalmente ao seu filho e nora [ilegível] de 48 mil reis que fazem a quantia de 96 mil reis de que foram dados em dote tanto pelos doantes como pelo pai da doada [ilegível]. Assim a declaração [serve] para em tempo algum se lhe não alegar alguma disputa e porque os ditos doados presentemente tinham comprado um aido à viúva de Manuel Simões Chuva que [ilegível] com as casas contempladas para sua servidão para o mesmo aido lhe davam um sítio dentro do aido deles doantes para abrirem porta para servidão do mesmo aido e assim como também era sua vontade [ilegível] na posse da servidão do poço e porta do pátio para a rua. Foram testemunhas presentes Francisco José de Pina, Luís Ferreira Lopes e Manuel Nunes de Castro, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:59:14
Last modification
02/06/2017 11:14:19