Available services

Escritura de doação que fazem João André Senos e sua mulher, da vila de Ílhavo, a sua filha Luísa casada com Manuel Francisco Russo, da mesma vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0007/00079
Title type
Atribuído
Date range
1816-04-19 Date is certain to 1816-04-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 84 a 85
Scope and content
Escritura de doação, sendo intervenientes João André Senos e sua mulher Rosália da Rocha [doantes], da vila de Ílhavo e o Capitão Francisco José de Pina como procurador de Luísa da Rocha e seu marido Manuel Francisco Russo [doados]. E logo pelos primeiros outorgantes foi dito que do seu matrimónio tiveram 5 filhos, nomeadamente José, Tomé, António, Manuel e Luísa e que já estavam todos casados e a cada um deles tinham dotado com a quantia de 48 mil reis em dinheiro. A [ilegível] sua filha Luísa doaram um assento de casas sitas na Rua de Espinheiro, no valor de 192 mil reis, que são as que ficam pelo nascente de outras do mesmo casal e confrontavam a norte com a rua pública e a sul com António de Almeida Vidal. As casas constam de sala, camarinha e cozinha e uma aba para o pátio e a metade do aido e servidão para o poço e serventia pelo mesmo pátio para a rua [ilegível] para a casa chamada a casa de vinho e [tinham] de pagar anualmente o foro correspondente [ilegível] das mesmas propriedades que [era] de 3 quartas de trigo e uma quarta de milho pertencendo ao outro e sendo que fica pelo poente dos doantes [com outro e qual foro]. Para igualar os doados naquela quantia de 48 mil reis era de sua vontade que tudo o que excede a dita quantia, quando os doantes tenham necessidade do excesso desse valor seriam os segundos outorgantes obrigados a dar-lhe esse dinheiro. E caso não tivessem seriam obrigados a conferir o excesso para o monte por morte do primeiro deles doantes para depois ser dividido pelos seus irmãos. Foram testemunhas presentes Eusébio da Fonseca e Sá, Paulo Francisco Bolha e Manuel Nunes Baroé, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:59:14
Last modification
02/06/2017 11:14:19