Available services

Escritura de juro que faz Luís Nunes do Couto e sua mulher, do lugar da Chousa Velha, termo de Ílhavo, a José Ferreira Pinto Basto, senhorio do prazo desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0007/00073
Title type
Atribuído
Date range
1816-03-18 Date is certain to 1816-03-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 77 a 78
Scope and content
Escritura de juro de 5 por cento e confissão de dívida, sendo intervenientes Luís António Gonçalves [Lomba], como procurador do senhorio José Ferreira Pinto Basto, senhorio do prazo desta vila e Luís Nunes do Couto e sua mulher Luísa dos Santos [devedores], do lugar da Chousa Velha, termo da vila de Ílhavo. E logo pelos devedores foi dito que deviam ao senhorio a quantia de 60 mil reis provenientes dos frutos e rendas das terras [ilegível] sitas no Soalhal desta vila. No entanto, não tendo dinheiro para satisfazer a dita dívida os devedores encontravam-se justos e contratados com o senhorio a ficarem com a referida quantia à razão de juros de 5 por cento. Os devedores obrigavam-se a pagar de juro anualmente a quantia de 3 mil reis. Davam como segurança de pagamento um assento de casas com seu aido de terra lavradia e parreiras e mais pertences, sita na Rua do Soalhal, que confrontava a norte com a viúva de Manuel Alves e a sul com herdeiros de Manuel António Picado. Os devedores hipotecaram ainda mais uma terra lavradia sita na mesma Rua do Soalhal, com seus pertences, parreiras e árvores de fruto, que confrontava a norte com João Gonçalves Ribeiro e a sul com a viúva de Manuel Alves, todos desta vila. Foram testemunhas presentes Lázaro de Oliveira, Joaquim de Oliveira, estes dois familiares da casa do senhorio e João dos Santos Branco, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:59:12
Last modification
02/06/2017 11:14:19