Available services

Escritura de compra que faz José Manuel João, do lugar do Bonsucesso, a Josefa Gonçalves Chocha, viúva de António Saraiva.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0006/00041
Title type
Atribuído
Date range
1812-01-20 Date is certain to 1812-01-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 62 a 65v
Scope and content
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes José Manuel João [comprador], do lugar do Bonsucesso, termo de Ílhavo e Josefa Gonçalves Chocha [vendedora], viúva de António Saraiva, assistente na quinta da Cardosa, do mesmo termo. E logo pelo primeiro outorgante foi dito que tinha comprado à vendedora de uma terra sita na Chousa Nova, que levava de semeadura 3 alqueires e meio e que confrontava a norte com João Gonçalves Menteiro, do lugar de Alqueidão e a sul com Luís de Castro [ilegível] e a poente com herdeiros de Luís Areia, pela quantia de 31 mil reis. Pelo primeiro outorgante foi dito que tinha comprado à vendedora a terra acima referida, mas que esta [pertence] da legítima de seu filho António portanto a vendedora se obrigava a dar de torna ao mesmo filho outras propriedades de mais valor [ilegível]. Pela vendedora foi dito que tinha vendido a dita terra ao vendedor mas que a mesma agora se acha em [ilegível] e que para [ilgível] pretende dar a seu filho uma terra que sita no Juncalancho, que levava de semeadura 3 alqueires e meio e que confrontava a norte com herdeiros de Luís da Rocha Fradinho e a sul com Maria a Repolha, avaliada na quantia de 17 mil e 500 reis; mais uma terra sita na Lagoa do Sapo, que levava de semeadura 2 alqueires e meio, que confrontava a norte com Francisca da Légua, a sul com o Doutor José Gonçalves dos Santos, a nascente com João Marques e a poente com caminho que vai para a Légua, avaliada em 15 mil reis, sendo a dita troca autorizada pelo senhor juiz de órfãos consentimento do tutor [ilegível] com outro órfão do suplicante portanto pede ao senhor juiz de órfãos [ilegível] na forma requerida e que por fim se junte ao instrumento. Ao órfão António mais uma terra sita na Chousa Nova que levava de semeadura 3 alqueires e meio, que confrontava a nascente com o Capitão João Gonçalves [Menteiro] e do poente com herdeiros de Luís de Areia, avaliada em 30 mil reis. Foram testemunhas presentes Eusébio da Fonseca e Sá, Paulo Francisco Bolha e Jacinto dos Santos, todos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:57:37
Last modification
02/06/2017 11:14:19