Available services

Escritura de aforamento João António Nunes, do lugar da Mataduços, e António [Menício] do lugar de Verdemilho, termo da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0006/00001
Title type
Atribuído
Date range
1810-11-14 Date is certain to 1810-11-14 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1 a 2v
Scope and content
Escritura de aforamento em fateuzim, sendo intervenientes Felipe António [Menício] [senhorio], do lugar de Verdemilho, termo da vila de Ílhavo e João António Nunes [aforante], do lugar de Mataduços, termo da vila de Esgueira. E logo pelo aforante foi dito que tinha tomado de aforamento ao senhorio as propriedades seguintes: quatro terras com seus matos no limite do mesmo lugar onde chamam o mal amanhado, a primeira parte do nascente com Nuno Rodrigues, do mesmo lugar, e com herdeiros de José [Bochecho] de Esgueira, a norte com a quinta de Miguel de [Silveira] Mascarenhas e a sul com a estrada de Cacia; outra terra no mesmo sítio que confronta a nascente com Luís António de Esgueira e do poente com Francisco António dos Santos do mesmo lugar de Mataduços e com Nuno Rodrigues, a norte com a dita quinta de Miguel da [Silveira] e a sul com Nuno Rodrigues; outra terra que confronta a poente com a terra acima, a nascente com Nuno Rodrigues, a norte com a dita quinta de Miguel da Silveira; outra terra que confronta a norte com José Marques de cabeça de Mataduços e com o mesmo João Nuno Rodrigues, mais outro de casas com suas árvores de fruto que foi de Francisco dos Santos e sua mulher Maria Rodrigues, primeiros aforantes das propriedades acima, parte a nascente com a estrada pública e a poente com Nuno Rodrigues, a norte com duas parreiras que possui António da Maia que também era [ilegível] da hipoteca dos mesmos aforantes, pelo foro anual de 10 alqueires de milho bem limpo, pela medida da vila de Ílhavo, pago sempre no dia de São Miguel. Dá como segurança de pagamento as melhoras que fizer na mesma propriedade e mais um assento de casas e mais pertenças de palheiro e quintal, que confronta a nascente com Francisco [Brandaia] e com estrada pública e a poente com Manuel Mateus Fernandes do mesmo lugar. Não pagando o dito foro o senhorio poderia tomar novamente as propriedades. Foram testemunhas presentes Eusébio da Fonseca e Sá e Bernardo Celestino de Carvalho de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:57:16
Last modification
02/06/2017 11:14:19