Apostolado da Oração da Vera Cruz de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/AOAVR12
Title type
Atribuído
Date range
1896-02-10 Date is certain to 1952-03-27 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; 1 mç.
Biography or history
O Apostolado da Oração (A.O.), fundado na freguesia da Vera Cruz de Aveiro em 1877 e refundado com agregação em 2 de Fevereiro de 1949 é "uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos, se unem ao sacrifício eucarístico, em que se realiza perenemente a obra da nossa redenção, e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade do apostolado, colaboram na salvação do mundo" (Estatutos, 5). Como disseram os Bispos de Portugal, "a intuição fundamental da criação deste movimento eclesial é simples, mas de grande alcance espiritual e apostólico: todas as atividades e experiências do dia-a-dia, unidas a Cristo, têm valor redentor. Tudo o que o cristão vive e faz é, se pode tornar oração apostólica" (Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, 1994.02.04.

Nasceu a 3 de Dezembro de 1844 em Vals, França, no dia da festa do grande missionário S. Francisco Xavier, numa casa de formação de jovens para o Sacerdócio, por obra do P. Francisco Xavier Gautrelet. A Portugal chegou no ano de 1864, tendo-se expandido rapidamente, tornando-se meio de evangelização popular, sendo particularmente notável a firmeza dos seus membros em tempos adversos à Igreja e à fé católica. Por isso, afirmou o Papa Pio XII: "Os anais do Apostolado da Oração são uma das mais belas páginas da História de Igreja em Portugal" (1957.05.19). Tem como principal meio de informação para os associados a publicação periódica do "Mensageiro do Coração de Jesus".
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa ao Apostolado da Oração da Vera Cruz de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 1 de Dezembro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Vera Cruz de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.

Creation date
02/07/2015 11:06:40
Last modification
08/10/2015 10:55:11