Confraria de Nossa Senhora da Graça de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/CNSGAVR17
Title type
Atribuído
Date range
1506-03-01 Date is uncertain to 1856 Date is uncertain
Dimension and support
3 liv.; 2 mç.; 29 doc.
Biography or history
A Confraria de Nossa Senhora da Graça de Aveiro funcionava na demolida igreja da São Miguel de Aveiro. Crê-se já existente em 1 de março de 1506 por um breve concedido pelo papa Júlio II. A sua principal festa era efetuada em dia de Nossa Senhora da Graça, 8 de Setembro, com missa solene, exposição, sermão de manhã e de tarda, terço cantado, distribuição de rosários e procissão que percorria as principais ruas da freguesia. Também mandava celebrar novena em honra do Menino Jesus e devoção da calenda na madrugada da véspera de Natal. Cuidava da primeira capela no corpo da igreja de São Miguel do lado da epístola, passando a imagem em 1812 para altar colateral do mesmo lado. Em 18 de Outubro de 1835 por demolição da igreja de São Miguel de Aveiro a Confraria e respetiva imagem transitaram para a igreja do extinto Convento de São Domingos de Aveiro, destinado a ser a igreja paroquial da recém-criada freguesia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro, onde a Confraria continuou a funcionar.

A mesa era composta por juiz, escrivão e tesoureiro ou mordomo e mais deputados. Teve estatutos aprovados em assembleia geral de 18 de fevereiro de 1787. Recebeu importantes e avultados legados, sendo documentalmente a referência mais antiga registada em 1506.

Na documentação registam-se diversos inventários de bens móveis, o mais antigo de 1608 dando notícia de quatro maças de pau prateadas que os ecónomos levavam nas procissões e seis grandes castiçais de prata e dois piveteiros, sendo de referir que em 1811 além dos ornamentos do altar da igreja tinha para ornamento da imagem uma cruz de ouro com esmeraldas e um rosário de madre pérola e ouro.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Confraria de Nossa Senhora da Graça de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 27 de Outubro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Glória de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Engloba, sobretudo, documentos que refletem a gestão patrimonial da Confraria, nomeadamente dos bens de raiz e património imóvel que lhe pertenciam, sua localização, foros pagos e foreiros. Engloba também 1 breve de altar.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro: origens, brasão e antigas freguesias, Paisagem Editora, 1984, p.81.

Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos, Câmara Municipal de Aveiro, 2009, p.71-78.
Creation date
05/01/2015 16:38:40
Last modification
16/10/2015 11:08:43