Paróquia de Vila Nova de Monsarros

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/PAND12
Title type
Atribuído
Date range
1551-08-15 Date is certain to 1911-03-29 Date is certain
Dimension and support
67 liv. (0,90 m.l.)
Extents
0,9 Metros lineares
Biography or history
Orago de São Miguel.

Vila Nova de Monsarros, na antiga comarca de Coimbra, era freguesia, da invocação de São Miguel, com o título do Cabido da Sé daquela cidade. Teve foral dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 1514.

"O topónimo Monsarros evoca a expressão latina mons sacrus (monte sagrado), nome que os romanos davam às elevações de terreno sobranceiras a povoações, onde se realizavam manifestações pagãs. O monte situado na povoação, poderá, assim estar na génese do topónimo. Esta hipótese, no entanto, carece de fundamento, na opinião de Pinho Leal, por não existirem quaisquer vestígios de um templo romano na zona. O autor do mais completo dicionário de século XIX relativo a historia portuguesa dá crédito a outra versão, avançada pelo frei João de Sousa, autor da obra “Vestígio da Língua Arábica”, segundo a qual o topónimo Monsarros é uma corruptela de musarab, que significa “meio árabe”. O “Cartulário da Sé de Coimbra” aponta no mesmo sentido.

No mais antigo documento histórico que incluiu referencias a Vila Nova, a designação da localidade é Mozarros. No entanto ainda no século XVII persistia a grafia Moçarros, conforme documentos dessa época depositados no Arquivo Geral da Universidade de Coimbra, o que pode fundamentar aquela versão.

Monsarros poderá, assim, ter sido fundada no século X – ou até, em data anterior, já que toda a região foi frequentada por moçárabes, cristãos que permaneceram em territórios sob ocupação muçulmana. Segundo Pinho Leal, em 1016 o senhor de Monsarros era Recemundo Maureliz, que mais tarde doaria a povoação ao mosteiro da Vacariça, juntamente com igrejas situadas em Sangalhos, Barro, Tamengos, Ventosa, serpins, Recardães e travassô, entre outras (...)

Por decreto de 6 de Novembro de 1836, no âmbito da reforma protagonizada por Mouzinho da Silveira, vários outros concelhos, entre os quais Vila Nova de Monsarros, foram extintos. O diploma reconduziu Anadia à condição de município, tendo como freguesia Arcos, moita, Mogofores, Avelãs de Caminho e Avelãs de Cima, e conservou apenas o concelho de S. Lourenço do Bairro, integrando as freguesias de S. Lourenço, Sagalhos, Ois, Vilarinho e Troviscal. A freguesia de Vila Nova só a 4 de Julho de 1837 seria incorporada, com carácter definitivo, no concelho de Anadia." in: http://www.freguesiadevilanovademonsarros.eu/home.php?t=ct&c=1
Custodial history
Esteve na posse da Igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 1911-02-20. Nesta data as paróquias foram obrigadas por lei, a entregar os livros de registos de Batismo, casamento e óbitos às repartições do Registo Civil.

Este fundo esteve na posse do Arquivo da Universidade de Coimbra até ao ano de 1976, já que apesar de ter sido criado em 1965, pelo Decreto nº 46350, de 22 de Maio, o Arquivo Distrital de Aveiro, só viria a dispor de instalações seis anos mais tarde, tendo no ano de 2002 transferido a documentação para as atuais instalações do Arquivo Distrital de Aveiro.
Acquisition information
Incorporações provenientes do Arquivo da Universidade de Coimbra 1976-04-14, e

da Conservatória do Registo Civil de Anadia em 2012-05-10.
Scope and content
Constituído pelos registos de batismos, casamentos e óbitos
Arrangement
Organização funcional. Ordenação cronológica dentro das séries.
Access restrictions
Comunicável.

Por razões de preservação, a documentação digitalizada e/ou microfilmada é consultável apenas através da respetiva cópia digital ou microfilme.
Conditions governing use
Regulamento de Reprodução de Documentos, Despacho n.º 6852/2015, Diário da República, 2ª série, N.º 118 de 19 de junho de 2015.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Aveiro-DigitArq [Em linha].Aveiro: ADAVR, 2016.[Consult. 06 Julho 2016]. Atualização diária. Disponível em URL:http://adavr.dglab.gov.pt
Creation date
30/01/2007 00:00:00
Last modification
29/07/2016 15:35:06