Available services

Escritura de testamento, feita na vila de Ílhavo, cartório do tabelião, com o testador Francisco Chino, viúvo de Joséfa Rapagota e de Maria Esmerada, ambas da vila de Ílhavo, da vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0070/00024
Title type
Atribuído
Date range
1879-10-02 Date is certain to 1879-10-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 31v-33
Scope and content
Escritura de testamento, feita na vila de Ílhavo, cartório do tabelião, com o testador Francisco Chino, viúvo de Joséfa Rapagota e de Maria Esmerada, ambas da vila de Ílhavo. O testador encontrava-se doente de cama e desejava que se fizessem os rituais habituais depois do seu falecimento. O testador teve filhos do primeiro casamento (com Joséfa Rapagota): Rosália, solteira, Maria, casada com José Francisco do Bem, Joséfa, casada com Paulo Francisco Carrapichano e Rosa, casada com Alberto Quaresma, e do segundo casamento: Joséfa, casada com José das Botas, Manuel Chino e Rosa, solteira. Instituiu os seus filhos como herdeiros das 2 terças partes de todos os seus bens, direitos e ações, e a outra terça às suas 2 filhas do primeiro casamento Rosália e Maria, para dividirem entre si em partes iguais. A estas nomeou também como suas testamenteiras. Foram testemunhas João da Rocha Carola, casado, artista, António Nunes Branco, casado, marnoto, José António Macharrão, casado, jornaleiro, António Pereira Teles, solteiro, marítimo, José Pereira Teles, solteiro, marnoto, e Tomé de Castro, viúvo, jornaleiro, todos moradores na vila de Ílhavo. A última testemunha assinou de cruz, por não saber escrever. A primeira testemunha assinou pelo testador.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0007
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
14/05/2019 10:56:03
Last modification
14/05/2019 11:06:47