Available services

Escritura de doação causa mortis que faz João Nunes Ramos desta vila morador na Rua Nova desta vila aos filhos de Agostinho Nunes Ramos da mesma a saber aos filhos João e Luísa.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0026/00011
Title type
Atribuído
Date range
1847-06-05 Date is certain to 1847-06-05 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 18v a 20
Scope and content
Escritura de doação causa mortes, sendo intervenientes João Nunes Ramos (dotante), solteiro, sui juris , desta mesma vila e morador na Rua Nova. O dito João Nunes Ramos deixava a João e Luísa, filhos de seu irmão Agostinho Nunes Ramos. Deixava ao seu sobrinho João o seu assento de casas e aido cito na Rua Nova desta vila, com todos os seus pertences, que confronta a norte com Manuel Nunes Ramos e a sul com Luís António Ferreira e Luís da Costa Carola. Deixava mais uma terra no Curtido que levava de semeadura 9 alqueires, que confronta a norte com Manuel Pedro Celestino Lebre e a sul com os filhos de Manuel Fernandes Ramos Moreira, cuja propriedade poderá vir a correr litígio com Manuel Pedro Celestino Lebre, e que por isso em lugar daquela propriedade lhe dava uma terra lavradia sita na Ramalhoa, que confronta a norte com João André janeiro e a sul com ele doador. Mais uma terra sita na Barca que levava de semeadura 3 alqueires, que confronta a nascente com Manuel Nunes da Fonseca, o Barrica e a poente com o padre José Simões Chuva. E deixa a Luísa uma terra lavradia cita no relvado que levava de semeadura 14 alqueires, que confronta a norte com a rigueira do relvado e a sul com Agostinho Nunes Ramos. Mais um pinhal cito na Quinta do Patacão, que levava de semeadura 8 alqueires, que confronta a norte com o doutor Ricardo José da Maia Vieira e a sul com os herdeiros de Sabastião Gonçalves Faboleiro. Ele doa estas propriedades aos sobrinhos, com a condição dos mesmos lhe mandarem dizer cada um 30 missas por sua alma. Caso um dos sobrinhos morra antes do doador os bens revertem automaticamente a favor do doador. Foram testemunhas presentes José Maria da Silva Curado, casado, vive de sua agência e João dos Santos Malaquias, solteiro, proprietário, Joaquim Fernandes Borrelho, viúvo, lavrador, Domingos Marques de Carvalho, casado, carpinteiro e Joaquim da Costa Carola, solteiro, ferreiro, todos desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0004
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:48:06
Last modification
14/05/2019 11:06:47