Available services

Escritura de dinheiro a juro de 5 por cento da quantia de 44 500 réis em dinheiro e metal, dinheiro de prata que dá a excelentíssima senhora dona Rita Gertrudes do Coração de Jesus religiosa no Convento de Sá da cidade de Aveiro a José Moreira e sua mulher Maria de Jesus do lugar da Palhaça julgado da vila de Sousa.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0023/00005
Title type
Atribuído
Date range
1843-09-26 Date is certain to 1843-09-26 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 6 a 7
Scope and content
Escritura de dinheiro a juro de 5 por cento, realizada na morada do ilustríssimo senhor capitão António Joaquim Dinis Ferreira Teles (procurador da excelentíssima senhora Rita Gertrudes, do Coração de Jesus do Convento de Sá), esta credora e José Moreira, do lugar da Palhaça (devedor), da quantia de 44 500 réis. Dá como segurança de pagamento uma terra lavradia sita na lavoura da Palhaça com seus [mansos?] em volta, que leva de semeadura 15 alqueires de pão, que confronta a norte com a mesma fazenda e a poente com Albino Ferreira do mesmo lugar. Hipotecaram ainda o seu assento de casas em que vivem com todo os seus pertences, sitas no lugar da Palhaça que por serem bem conhecidas não se encontram aqui confrontadas, cujo aido das mesmas casas leva de semeadura 8 alqueires de pão, sendo que esta valeria 500 000 réis e a terra supra em 400 000 réis. Apresentam ainda como seu fiador Domingos Simões [Cerofate/Calafate?], solteiro, serralheiro e morador no mesmo lugar. O qual hipotecou 2 vinhas sitas na Airosa que levam de [?] 8 homens, as quais confrontam a norte com os herdeiros da viúva do capitão-mor da Palhaça, a nascente com a valada de água que vem dos moinhos da Airosa que são de Domingos Martins, a poente com a dita viúva do capitão-mor da Palhaça, cujas vinhas estão avaluadas em 10 000 réis e para maior segurança dá por seu fiador Manuel Ferreira [Afogidio?] e sua mulher Teresa [Caraffata?] do mesmo lugar da Palhaça os quais hipotecaram o seu assento de casas onde vivem sitas na Vila Nova da Palhaça como todos os seus pertences e aido anexo o qual confronta a norte com a viúva de Manuel da Justina, a nascente com sua mãe Isabel Maria, viúva de José Ferreira Julião que valerá pouco mais ou menos de 100 000 réis. Foram testemunhas Manuel Martins dos Santos, solteiro, [parecente?] na botica de Bernardo [Celestino?] de Carvalho, residente nesta vila de Ílhavo, Luís Nunes Vizinho Labrinca, casado, seareiro e morador na Légua e o capitão Manuel Martins Airosa da Palhaça.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:44:38
Last modification
14/05/2019 11:06:47