Available services

Escritura de composição e amigáveis partilhas que fazem entre si Manuel Ferreira Branco e José Ferreira Branco e João Ferreira Branco e Joséfa Francisco de Jesus autorizada por seu marido Manuel Fernandes Alegrete todos quatro irmãos e filhos que ficaram de Joana Francisca de Gramato desta vila de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0020/00041
Title type
Atribuído
Date range
1837-05-10 Date is certain to 1837-05-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 42v a 44
Scope and content
Escritura de composição e amigáveis partilhas que fazem entre si Manuel Ferreira Branco e José Ferreira Branco e João Ferreira Branco e Joséfa Francisco de Jesus e seu marido Manuel Fernandes Alegrete para a autorização todos quatro irmãos, três casados e João Ferreira Branco, viúvo, filhos que foram ou ficarão de João Ferreira Branco e Joana Francisca da Gramata desta vila de [?] Rua de Espinheiro. E por todos os ditos outorgantes foi dito reciprocamente que sendo eles os filhos menor de idade procederam a inventário por morte de seu pai João Ferreira Branco e logo que eles casaram receberão as suas competentes folhas e [?] [...] Joana Francisca da Gramata estando eles outorgantes todos casados e por isso nao se fez inventário. Porém eles amigavelmente partiram a herança de sua mãe. Os bens móveis logo depois da morte da sua mãe foram repartidos na presença de todos sendo louvados Joaquim Fernandes Borralho da Chousa Velha que por pouco valor se não especificam. Enquanto os bens de raíz louva a Manuel Ferreira Branco um acento de casas térreas com quintal e todas as suas pertenças cita na Rua do Espinheiro, partem do norte com José do Pão e sul com a rua pública avaliadas em vinte moedas de ouro. José Ferreira Branco ficou com uma junta de bóis avaliada em oito moedas de ouro e uma terra cita no [Orjal?] que levará de semeadura dois alqueires em cinco moedas parte do norte com João Teles e sul com os herdeiros [?] de Alqueidão; outra terra cita na [região?] avaliada em três moedas levará alqueire e meio parte do norte com Rosária do Chão e sul com Manuel Fernandes Borralho. João Ferreira Branco ficou com uma terra cita na Mata do Bonito que leva dois alqueires e meio avaliada em oito moedas parte do norte com Luís [?] e sul com a viúva de Féliz Espinheiro mais uma leira cita na Chousa Velha avaliada em três moedas que leva um alqueire [?] mais ou menos parte do norte com Luís André [Marieiro?] e outros e sul com Manuel Fernandes [?] mais dois bocados de Pinhal avaliadas em três moedas cita na Alagoa do Junco; mais um bocado de terra cita no [Orjal?] que levará um alqueire avaliada em duas moedas, parte do norte com João [?] e do sul com os herdeiros do padre Manuel da Leriça. Joséfa Francisca de Jesus ficou com uma terra cita na Mata do Bonito leva de semeadura dois alqueires e meio avaliado em oito moedas parte do norte com Luís Lomba e sul com João Ferreira Branco. Outra terra cita na Juncalancho levará de semeadura quatro alqueires pouco mais ou menos avaliada em cinco moedas parte do norte com a María e sul com a Joana da [?]. Outra terra cita nas [?] que levará três alqueires avaliada em três moedas parte do norte com Manuel Fernandes Borralho e sul com o Roldão. Os três outurgantes ficaram com dezasséis moedas cada um e o primeiro outorgante com vinte moedas.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:42:07
Last modification
14/05/2019 11:06:47