Available services

Escritura de compra que faz o conselheiro Joaquim José de Queirós a António de Figueiredo Bandão e mulher da vila de Eixo de um foro de 21 alges de milho.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0019/00044
Title type
Atribuído
Date range
1836-08-20 Date is certain to 1836-08-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 46v a 48v
Scope and content
Escritura de compra que faz o conselheiro Joaquim José de Queirós a António de Figueiredo Brandão e mulher da vila de Eixo de um foro de 21 alqueires de milho anual que lhe pagam os herdeiros de Justina de Jesus da quinta do picado contratado com qualquer outro comprador e ajustado o devido preço mas com a condição de ficar de ratoalberto a remir por tempo de um ano recebendo o preço da mesma, venda passando recibo e quitação e assinando todo e qualquer título do mesmo contrato. O vendedor recebe do comprador a quantia de 4 200 réis de siza pela compra feita de brandão de um foro no valor de 84 000 réis. Fora então dito pelo vendedores que eram possuidores do domínio direito de um foro em fateusim perpétuo de 21 alqueires de milho grosso recebidos pela medalha de Eixo imposto em uma própriedade de casas com seu aido de terra lavradia que levara 15 alqueires de semeadura na quinta do picado deste concelho e vila de Ílhavo cuja propriedade era de avos paternos sendo que Inácio Teixeira Craveiro a deram de afuramento fateusim perpétuo a Manuel Gonçalves solteiro do lugar da Quinta do Picado pelo dito foro anual que parte do norte com a dita quinta dos ditos senhorios avos dele vendedor no sul e nascente um caminho que vai para Ílhavo e do poente com terras dos mesmo senhorios. Neste contexo o comprador teria livre e desembargado sem hipoteca ou sem obrigação de pagamento dela décima. O dito comprador compra a vendedor pela quantia de 84 000 réis livres cuja quantia fora contada e recontada e o dito vendedor dava por pago e satisfeito e trasferia ao dito comprador o dito domínio direto e todo o direito e ação que por ele tinha a mesma forma que se acha declarada nesta escritura. Foram testemunhas Manuel Simões de Pinho e José Gonçalves furão de Verdemilho.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0003
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:41:26
Last modification
14/05/2019 11:06:47