Available services

Escritura de aforamento e arrendamento perpétuo que fazem Maria da Rocha, viúva de Joaquim Ferreira, do lugar da Gafanha, termo da vila de Vagos, a João Lopes Ferreira, administrador de Morgado Camelo e sua mulher e ao imediato sucessor do Dr. Morgado António Fernandes Ferreira e sua mulher, de Vale de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0005/00023
Title type
Atribuído
Date range
1816-03-16 Date is certain to 1816-03-16 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 43v a 46v
Scope and content
Escritura de aforamento perpétuo, sendo o senhorio o Administrador do Morgado Camelo João Lopes Ferreira, representando também sua mulher Teodora Maria da Rosa, e António Fernandes Teixeira, representando também sua mulher Joséfa Maria e os sucessores imediatos da Administração do dito Morgado, todos de Vale de Ílhavo, do termo da vila de Ílhavo, e foreira Maria da Rocha, viúva de Joaquim Ferreira, da Gafanha, do termo da vila de Vagos. O aforamento referiu-se à Quinta pequena da Gafanha, que tem 2 terrenos lavradios: 1 delimitado a norte com as marinhas ou praias que se estão debaixo da água, a sul com a terra da foreira, a nascente com os tabordas de Aveiro e a poente com os herdeiros de António do Palos; e outro, contendo 1 assento de casas térreas, delimitado a norte com as praias que andam debaixo da água, a sul com o maninho do povo, a nascente com os herdeiros de António do Palos e a poente com os mesmos herdeiros. O foro anual era de 4 500 réis e 3 galinhas "boas, e capazes de receber", a pagar na casa dos senhorios no dia de São Miguel, a iniciar-se em 1816. A foreira apresentava particularmente, como garantia de pagamento do foro, 1 terreno chamado o Aido pequeno na Gafanha, delimitado a norte com os senhorios administradores e a sul com o baldio. Foram testemunhas Julião Marques Carvalho e Manuel António Russo, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P1.CX0001
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
13/05/2019 14:29:35
Last modification
14/05/2019 11:06:47