Available services

Escritura de Partilhas amigáveis que entre si fazem Luís Duarte, viúvo, e seus filhos; genro e nora abaixo mencionados, todos moradores na Gafanha da Encarnação.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0043/00019
Title type
Atribuído
Date range
1900-09-23 Date is certain to 1900-09-23 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 35v a 37
Scope and content
Escritura de Partilhas amigáveis feita na Vila de Ílhavo, que entre si fizeram Luís Duarte, seareiro, viúvo da falecida Maria Simões Dias Nobre, e seus filha, genro e nora, Vitoria Simões Dias Nobre e marido João Trindade, pescadores, e Sebastião Duarte e mulher Joana de Jesus, jornaleiros. E por todos foi acordado fazer a partilha do único prédio do casal, do qual pertencia como meeiro ao sobre dito viúvo, como seus únicos herdeiros e representantes de uma quarta parte, o qual prédio era constituído por um assento de casa térreas, com pequeno pátio e aído continuo e mais pertenças, sito no dito lugar da Gafanha da Encarnação, no local denominada Mato Feijão, o qual prédio confrontava do norte com caminho publico, do sul com Manuel Nunes Ribau, do nascente e poente com o mesmo Ribau. Ficando a pertencer à meação do viúvo, metade do dito prédio do lado sul, compreendendo-se nela o assento de casas, medindo essa metade pelo norte a entestar na outra meação dos filhos, cinco metros de comprimento por três e vinte centímetros de largura, e pelo sul, vinte e um metros e dez centímetros de comprimento, pelo nascente media de largura trinta e um metros e dez centímetros, e pelo poente, media de largura trinta e um metros e vinte centímetro, calculando à época o valor dessa meação em cinquenta mil reis. A outra metade, do lado norte, em igual valor de cinquenta mil reis, ficou a pertencer em partes e valores iguais aos sobre ditos filhos da falecida. Esta metade compreendida só por aído e foi subdividida em dois quinhões, no valor declarado de vinte e cinco mil reis cada um, ao comprido de nascente a poente. À outorgante Vitoria e marido, ficou a pertencer a leira do lado norte a entestar no caminho público, e ao outorgante Sebastião Duarte e mulher, a restante leira do lado sul. Foram testemunhas, Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro, morador na Vila de Ílhavo; Manuel da Silva Triga, casado, seareiro, morador em Vale de Ílhavo de Cima; Manuel Joaquim João Novo, casado, lavrador, residente na Gafanha dos Caseiros, e Manuel Corujo, solteiro, barqueiro, todos moradores na Vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0043
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:23:45
Last modification
07/06/2017 10:26:32