Available services

Escritura de compra que faz João Vieira Resende a Manuel Fernandes Teixeira e mulher, todos moradores em Vale de Ílhavo de Cima, em vinte de maio de mil e novecentos.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0042/00002
Title type
Atribuído
Date range
1900-05-20 Date is certain to 1900-05-20 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 3-5
Scope and content
Escritura de compra, feita na vila de Ílhavo e cartório do tabelião, entre o comprador João Vieira Resende, casado, lavrador, morador em Vale de Ílhavo de Cima, da freguesia de Ílhavo, os vendedores Manuel Fernandes Teixeira e mulher Maria dos Santos, seareiros, moradores em Vale de Ílhavo de Cima, e o terceiro outorgante o senhor Joaquim António Ferreira, casado, empregado público, morador na cidade de Aveiro, na qualidade de procurador do Excelentíssimo Casimiro Barreto Ferraz Sachetti Taveira, solteiro, maior, estudante e proprietário, da cidade de Aveiro, residente em Coimbra, direto senhorio do prazo da propriedade comprada. Foi comprada metade de uma vessada lavradia, na Ladeira, limite de Vale de Ílhavo de Cima, da freguesia de Ílhavo, a confrontar do norte com servidão de consortes e com Maria dos Santos Curta, do sul com o primeiro outorgante João Vieira Resende, do nascente com vala de água e do poente com José Maria Simões de Abreu, do dito lugar. O prédio era de natureza de prazo, foreiro ao constituinte do terceiro outorgante em 35,25l de milho anuais com laudémio de quarentena, pertencia aos vendedores por legítima de sua sogra e mãe Maria dos Santos, por escritura do tabelião do extinto julgado de Ílhavo Manuel António Ramos de Loureiro em 1871/09/18. O terceiro outorgante autorizou a operação. A metade da vessada vendida vinha com metade do encargo do foro (17,635l de milho) correspondente, ficando essa metade do lado nascente, separada da outra metade por um caminho de consortes, confrontada a metade comprada do norte com Maria dos Santos Curta, do sul com o comprador, do nascente com vala de água e do poente com o dito caminho de servidão de consortes e foi comprada por 80.000 reis. Foram testemunhas Manuel Nunes Ferreira Gordo, casado, proprietário, morador na vila de Ílhavo, assinando pela vendedora, Manuel dos Santos Pinho Júnior, e Manuel José de Pinho, ambos casados, serralheiros, moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0042
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:23:24
Last modification
07/06/2017 10:26:32