Available services

Escritura de compra que faz Delfina de Jesus Franjôa, desta vila, a seus cunhados João André Senos e mulher, de Espinho, em dezanove de maio de mil e novecentos.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0042/00001
Title type
Atribuído
Date range
1900-05-19 Date is certain to 1900-05-19 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 1-2v
Scope and content
Escritura de compra, feita na vila de Ílhavo e cartório do tabelião, entre a compradora Delfina de Jesus Franjôa, governanta de casa, natural e residente na vila de Ílhavo, casada com Manuel André Senos, marítimo, da vila de Ílhavo, casada com Manuel André Senos, marítimo, da vila de Ílhavo, ausente para a América do Norte, a bordo do lugre português “Gamo”, e o senhor José António de Carvalho, casado, professor oficial de instrução primária em São Bernardo, freguesia de Nossa Senhora da Glória, cidade de Aveiro, residente em São Bernardo, transferido da mesma cadeira oficial do ensino primário do Troviscal (Anadia), na qualidade de procurador dos vendedores João André Senos e mulher Dona Adozinda Fernandes Senos, proprietários, moradores em Espinho, concelho de Espinho, estando o vendedor marido ausente, embarcado no referido lugres “Gamo”. Foi comprada uma sexta parte de uma morada de casas, na Rua Direita da vila de Ílhavo, a confrontar do norte com a Viela do Capitão, do sul, poente e nascente com Antónia de Jesus Franjôa, mãe dos outorgantes, sendo a mesma sexta parte do lado norte, em frente para a dira Viela do Capitão. O prédio era alodial, pertencia aos vendedores por compra à referida Antónia de Jesus Franjôa, viúva, comerciante, da vila de Ílhavo, por escritura do tabelião de Aveiro Silvério de Magalhães em 1894/11/19 e foi comprado por 70.000 reis. Foram testemunhas José Maria Cândido da Silva, casado, sapateiro, morador na vila de Ílhavo, e João Ferreira Campanhã, casado, cantoneiro, morador na Coutada da freguesia de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0042
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:23:23
Last modification
07/06/2017 10:26:32