Available services

Escritura de partilhas amigáveis, que entre si fazem os herdeiros de Maria de Jesus, viúva de Manuel Fernandes Bexiga, do lugar da Ermida, desta freguesia.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0038/00004
Title type
Atribuído
Date range
1899-08-28 Date is certain to 1899-08-28 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 4v-5v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, na vila de Ílhavo, pelos herdeiros de sua falecida mãe, sogra, sem testamento, Maria de Jesus, viúva de Manuel Fernandes Bexiga, do lugar da Ermida, desta freguesia, cujo valor deixado é de cento e vinte mil reis, contando, uma terra lavradia sita no Cabeço do Boi, desta freguesia, de natureza alodial, que confronta do norte com José Nuno, do Soalhal, do sul com Rosa Massa, viúva da Chousa Velha, do nascente e poente com estradas públicas, no valor de sessenta mil reis; uma terra lavradia sita nos Aidos Coitadas, próximo da Vista Alegre, de natureza alodial, que confronta do norte com a quinta da Vista Alegre, do sul com José Matias dos Santos, da Carvalheira, do nascente com a estrada pública e do poente com azenhas de Alberto Ferreira Pinto Basto, do Paço da Ermida, no valor de trinta mil reis. Para Maria de Jesus e marido João Gonçalves Biscaia, fica a pertencer duas terças partes (as do lado poente) da terra lavradia sita no Cabeço do Boi, no valor de quarenta mil reis. Custódia de Jesus, solteira fica com a terça parte de uma terra lavradia sita no Cabeço do Boi, no valor de vinte mil reis e mais a quantia de vinte mil reis em dinheiro. A Joana de Jesus e marido João Nunes Baroet, fica a pertencer a terra nos Aidos Coitados, no valor de trinta mil reis, mais a quantia de dez mil reis em dinheiro. Foram testemunhas, Tomé Antunes, casado, empregado na fábrica da Vista Alegre, onde reside e Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro, morador nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0038
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:22:17
Last modification
07/06/2017 10:26:30