Available services

Escritura de compra que faz Rita Esmerada, aos herdeiros de Fernando José Saraiva, todos desta vila, em 5 de março de 1899.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0035/00026
Title type
Atribuído
Date range
1899-03-05 Date is certain to 1899-03-05 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 37-39v
Scope and content
Escritura de compra, feita na vila de Ílhavo e cartório do tabelião, entre a compradora Rita Esmerada, negociante de fazendas brancas, moradora na vila de Ílhavo, mulher de Francisco São Marcos, marítimo, em viagem com destino ao Brasil, a bordo da barca portuguesa “Tentadora”, e os vendedores Manuel Saraiva Funtão, pescador, e mulher Henriqueta Sovela, pescadeira, moradores na vila de Ílhavo, Maria Fontôa, governanta de casa, moradora na vila de Ílhavo, casada, por si e como procuradora de seu marido José Joaquim Bizarro, pescador, ausente para os lados de Setúbal, e José António Saraiva Grilo, marítimo, e mulher Maria Rosa Norta, governanta de casa, moradores na vila de Ílhavo, comparecendo ainda este José António Saraiva Grilo, por si e como procurador de seu cunhado e irmã José André Senos e mulher Maria Rosa Grila, ausente em [Tercuns], Estados do Brasil. Foi comprado um prédio de casas altas de habitação, na Rua do Oitão, da vila de Ílhavo, a confrontar do norte com a dita rua e com beco de consortes, do sul e poente com Henriqueta Esmerada, viúva, e do nascente com a mesma rua ou Praça do Pão, da vila de Ílhavo. O prédio pertencia numa terça parte a Manuel Saraiva Funtão e mulher, outra terça a Maria Fontôa e marido, e a restante terça em partes iguais a José António Saraiva Grilo e irmã Maria Rosa Grila, e respetivos consortes, como representante de seu falecido pai e sogro António José Saraiva, pertencia aos vendedores por herança de seus pais, sogros e avós Fernando José Saraiva e mulher, moradores que foram na vila de Ílhavo, era de natureza de prazo, foreiro ao Excelentíssimo Pedro Couceiro da Costa, viúvo, da vila de Ílhavo, em 6.300 reis anuais, com laudémio de quarentena e foi comprado por 200.000 reis. O senhorio (presente no ato da escritura) prescindia do direito de opção. Foram pagas as despesas inerentes à operação. Foram testemunhas José Fernandes Matias, solteiro, morador na vila de Ílhavo, assinando por Manuel Saraiva Funtão e mulher, Júlio Augusto de Almeida, solteiro, sapateiro, e João Leite [Monica], casado, carpinteiro, ambos moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0035
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:21:15
Last modification
07/06/2017 10:26:28