Available services

Escritura de partilhas amigáveis, que entre si fazem Joaquim a viúva e herdeiros de António Simões Pinho, do lugar e freguesia de S. Pedro das Aradas, em 25 de fevereiro de 1899.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0035/00021
Title type
Atribuído
Date range
1899-02-25 Date is certain to 1899-02-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 29-30v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, feita na vila de Ílhavo e cartório do tabelião, entre Rosa de Jesus, viúva de António Simões Pinho, lavradora, e seus filhos: Joaquim Simões de Pinho, viúvo, jornaleiro, Rosa de Jesus, solteira, lavradora, José Simões de Pinho, solteiro, também lavrador, todos residentes no lugar e freguesia de São Pedro das Aradas, concelho de Aveiro, sendo ainda presente Clemente Simões Pinho, viúvo, lavrador, residente no lugar e freguesia de São Pedro das Aradas, na qualidade de procurador de seus sobrinhos António Simões Pinho, serrador, e mulher Ana Gomes da Costa, moradores no lugar de Azevedo, freguesia de Oleiras, comarca da Feira. Foram feitas as partilhas do marido e filhos dos outorgantes António Simões Pinho, sendo os bens 2 prédios: um assento de casas de habitação, onde vivia o falecido, com aido lavradio, pátio e mais pertenças, na Rua Cega, da freguesia das Aradas, a confrontar do norte com a dita rua, do sul com os herdeiros de Manuel Casal, do nascente com José Simões Leitão e outro e do poente com os herdeiros de António Batista de Pinho, foreiro aos herdeiros de Raposo, de Montemor-o-Velho, em 820 reis e galinha e meia anuais; e uma terra lavradia com terreno de pinhal contíguo, na Cardosa, limite de Verdemilho, da mesma freguesia, a confrontar do norte com a Quinta da Senhora das Dores, de Verdemilho, do sul com Rosalina Ferreira Ramos, de aí, do nascente com António Ferreira Borralho, de aí, e do poente com a levada da azenha, foreira à Fazenfa Nacional por extinção do Convento de Jesus de Aveiro, em 28l de trigo tremez anuais, sendo os valores destes prédios iguais um ao outro. Os bens foram divididos 2 meações iguais, uma para a outorgante viúva, como meeira do casal, e a outra dividida pelos filhos do falecido. Rosa de Jesus, viúva, ficava com o primeiro prédio descrito. Joaquim Simões de Pinho, viúvo, Rosa de Jesus, José Simões de Pinho, solteiros, e António Simões Pinho e mulher (representados estes últimos pelo procurador seu tio) ficavam com partes iguais do segundo prédio. Foram testemunhas Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, morador na vila de Ílhavo, assinando pela viúva meeira, António Egídio Cândido da Silva, viúvo, artista na fábrica da Vista Alegre, morador na vila de Ílhavo, assinando por Joaquim Simões de Pinho, Manuel dos Santos Pinho Júnior, casado, serralheiro, morador na vila de Ílhavo, assinando por Rosa de Jesus, solteira, José Manuel Rodrigues, solteiro, negociante, morador na vila de Ílhavo, e José Simões Maio Júnior, casado, lavrador, residente no lugar e freguesia de S. Pedro das Aradas.
Physical location
D6.E12B.P2.0035
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:21:14
Last modification
07/06/2017 10:26:28