Available services

Testamento que faz Luís Pereira da Bela, casado em segundas núpcias com Maria Emília Violante, desta vila, em 3 de novembro de 1897.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0027/00024
Title type
Atribuído
Date range
1897-11-03 Date is certain to 1897-11-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 37-38v
Scope and content
Escritura de testamento, feita na vila de Ílhavo, Rua de Serpa Pinto, residência de Joaquim Carlos Bingre, sendo o testador Luís Pereira da Bela, casado, pescador, natural e residente na vila de Ílhavo. Desejava o testador que fizessem o seu funeral conforme a vontade dos seus herdeiros. O testador foi casado em primeiras núpcias com Joaquina Rosa e em segundas núpcias com Maria Emília Violante, que vivia em sua companhia, tendo ocorrido ambos os casamentos muito antes da vigência do Código Civil. Do primeiro casamento tinha 2 filhas (Maria Paroleira, casada com Gabriel Ançã e Luísa Paroleira, viúva, ambas da vila de Ílhavo). Do segundo casamento tinha 5 filhos (Luís Pereira da Bela Júnior, casado com Alda Vitorina dos Anjos, Manuel Pereira da Bela, casado com Maria Chambra, Libânia Violante, casada com o dito Joaquim Carlos Bingre, Francisco Pereira da Bela, casado com Maria da Rosa de Jesus, e José Pereira da Bela, casado com Vitorina Salsa, todos da vila de Ílhavo). Deixava a terça de seus bens, somente no direito de propriedade, aos seus 5 filhos do seu segundo casamento, em partes iguais, deixando o usufruto vitalício a sua mulher. Nomeava para seus testamenteiros, em primeiro lugar a sua mulher e em segundo lugar o seu genro Joaquim Carlos Bingre, casado com sua filha Libânia Violante. Foram testemunhas Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, assinando pelo testador, José Pereira Ramalheira, casado, distribuidor postal, José dos Santos Barreto, solteiro, armador, José Francisco Faúlho Rasoilo, casado, proprietário, Samuel de Oliveira Quininha, solteiro, tamanqueiro, José Maria Salgado, casado, carpinteiro, todos moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0026
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:18:07
Last modification
07/06/2017 10:26:24