Available services

Testamento que faz Luís Nunes Pinguelo, por alcunha o Lisboa, casado com Luísa Nunes do Couto, desta vila de Ílhavo, em 22 de outubro de 1897.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0027/00016
Title type
Atribuído
Date range
1897-10-22 Date is certain to 1897-10-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 25v-27v
Scope and content
Escritura de testamento, feita na vila de Ílhavo, Rua da Fontoura, residência de Luís Nunes Pinguelo o Lisboa, sendo este testador, casado, lavrador, natural da vila de Ílhavo, aqui residente. Desejava o testador que se fizesse o seu funeral conforme o uso da sua freguesia e que se mandassem rezar missas por sua alma e pelos seus familiares. O testador era casado com Luísa Nunes do Couto, que vivia em sua companhia, não tendo filhos nem herdeiros forçados. Instituía como herdeiros de seus bens, somente no direito de propriedade, os seus três sobrinhos: Luís Nunes Pinguelo Capela, casado com Teresa de Oliveira Vidal, Maria Rosa Nunes do Couto, viúva de Luísa Nunes Bastião, e Maria Nunes do Couto, casada com Francisco Ferreira Mauro, todos moradores na vila de Ílhavo. Deixava o usufruto vitalício dos mesmo bens a sua mulher. Nomeava como seus testamenteiros os seus sobrinhos, em primeiro lugar José Nunes Capela, e em segundo lugar Manuel Nunes Pinguelo Capela, ambos solteiros, maiores, da vila de Ílhavo, filhos do seu sobrinho e herdeiro Luís Nunes Pinguelo Capela. Para pagamento destas funções recebiam em partes iguais, somente no direito de propriedade, uma leira de terra, nas Covas da Raposa, limite da vila de Ílhavo, que não foi confrontada por ser bem conhecida. Este testamento revogava o que tinha feito por escritura de 1890/04/04 pelo tabelião de Aveiro Duarte Silva. Foram testemunhas Manuel Nunes Ferreira Gordo, casado, proprietário, assinando pelo testador, João da Silva Paroleiro, casado, marítimo, José Fernandes Bagão, casado, marítimo, Manuel Fernandes Pata, casado, marítimo, José Maria Teixeira, casado, negociante, e Francisco José de Oliveira, solteiro, cordoeiro, todos moradores na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0026
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:18:05
Last modification
07/06/2017 10:26:24