Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com fiança que faz António Simões Maio do Miguel, residente no Bonsucesso, a Manuel Vieira Resende, viúvo, residente na Ermida, de Ílhavo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0020/00030
Title type
Atribuído
Date range
1896-07-12 Date is certain to 1896-07-12 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 45 a 46
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com fiança, sendo intervenientes, António Simões Maio do Miguel, como credor, viúvo, proprietário, residente no Bonsucesso, freguesia de Aradas e, como devedor, Manuel Vieira Resende, viúvo, lavrador, residente na Ermida, de Ílhavo, desta freguesia e, como fiadores, José Vieira da Silva Resende e mulher Ana de Oliveira, lavradores, residentes em Vale de Ílhavo de Cima, desta mesma freguesia de Ílhavo. E logo pelos devedores foi dito que receberam de empréstimo, da mão do credor, a quantia de 220 mil reis e dela se constitui como devedor. Este obrigava-se a restituir toda a quantia ao credor e, enquanto não o fizessem, ficava ainda obrigado ao pagamento de juros anuais à razão de 6 por cento. Dava como garantia de pagamento todos os seus bens em geral, à escolha do credor, e apresentava como seus fiadores José Vieira da Silva Resende e sua mulher, os quais, hipotecaram um prédio que se compõe de terra lavradia, vinha e mais pertences, sito no Carreiro Novo, limite de Vale de Ílhavo de Cima, desta freguesia, que confrontava a norte com viúva ou herdeiros de José Barreira, da Praça da Ermida, a sul com José Mateus dos Santos, a nascente e poente com caminhos públicos. A propriedade poderia render anualmente 14 mil reis e o seu valor é de 450 mil reis. Foram testemunhas presentes, José Nunes Coelho, casado, lavrador, residente no Bonsucesso, Manuel Ferreira da Cruz, casado, pescador e José Ferreira Saraiva o Bigões, casado, marnoto, ambos residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0020
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:11:14
Last modification
07/06/2017 10:26:20