Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem os herdeiros de Tomé Gonçalves Andril e mulher, moradores que fazem nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0016/00026
Title type
Atribuído
Date range
1895-11-02 Date is certain to 1895-11-02 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 38 a 39
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, na vila de Ílhavo, por morte de seus pais e sogros Tomé Gonçalves Andril e mulher, sem testamento, fazendo-o da forma seguinte: o único prédio a partilhar é constituído por um assento de casas térreas com seu quintal contíguo e mais pertenças, sito na rua de Alqueidão , desta vila, que confronta do norte com o caminho público, do sul e do nascente com José Maria Sapateira e do poente com a rua de Alqueidão, de natureza alodial, que haviam dividido em quinhões iguais, constituído cada um deles como coherdeiros. A Rosa Antónia de Jesus, viúva de João Gonçalves Ponche, padeira, residente nesta vila, fica a pertencer a terça parte do meio, que compreende a cozinha, casa do forno e uma parte do quintal, estando já tudo dividido e demarcado. A Maria Antónia de Jesus e marido João Rodrigues Testa, negociantes, residentes nas Ribas, desta freguesia, a terça parte do lado nascente , que confronta por este lado com José Maria Gateira e compreende o casarão, poço e uma parte do quintal, já dividida e demarcada. A Francisco Gonçalves Andril, marítimo e mulher Luísa de Jesus, governadeira de sua casa, residentes nesta vila, uma terça parte (a do lado poente) a confrontar por este lado com a rua de Alqueidão, compreendendo a sala, quarto e corredor e mais duas pequenas cortelhas, que estão na mesma direcção, já tudo dividido e demarcado. Foram testemunhas, Luís Carlos Bingre, casado, barbeiro, residente nesta vila e João Fernandes Leite, casado, carpinteiro, residente na Chousa Velha, desta freguesia.
Physical location
D6.E12B.P2.0016
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:10:05
Last modification
07/06/2017 10:26:19