Available services

Escritura de compra e remissão de foro que faz José de Jesus Pequeno, do Lagoaceiro, freguesia de Vagos, aos Excelentíssimos doutor António Frederico de Morais Cerveira e esposa, residentes nesta vila, em 29 de setembro de 1894.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0010/00003
Title type
Atribuído
Date range
1894-09-29 Date is certain to 1894-09-29 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 2v-4
Scope and content
Escritura de compra e remissão de foro, feita na vila de Ílhavo, Rua de Alqueidão e residência do Excelentíssimo doutor António Frederico de Morais Cerveira, entre o comprador José de Jesus Pequeno, casado, lavrador, residente no Lagoaceiro, freguesia e concelho de Vagos, e os vendedores o dito Excelentíssimo doutor António Frederico de Morais Cerveira e a Excelentíssima esposa D. Maria Henriqueta da Maia Alcoforado Cerveira, proprietários, aqui residentes. Foi comprado e remido um foro de 120 litros de milho por 64.000 reis. O foro era imposto numa propriedade de terra lavradia com testade de pinhal, na Lagoa Chorida, limite do Lagoaceiro, a confrontar do norte com Albino de Pinho do Lagoaceiro, do sul e nascente com caminho público e do poente com Alberto dos Santos Graça, da Vigia. O comprador tinha o domínio útil do prédio, sendo enfiteuta do foro, pago aos vendedores, que tinham o domínio direto, sendo senhorios do mesmo foro. Esta escritura consolidou o domínio direto com o útil a favor do comprador e extingiu o emprazamento respetivo. Foram pagas as despesas inerentes à operação. Foram testemunhas o Excelentíssimo doutor Francisco Augusto Alcoforado da Costa, solteiro, advogado, residente em Vouzela, mas à data da escritura na vila de Ílhavo, assinando pelo comprador, Pedro Pereira, casado, mestre de farinha, residente no lugar de Santo André, freguesia de Vagos, e João Fernandes da Silva, casado, ferreiro, residente na vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0010
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:27
Last modification
07/06/2017 10:26:15