Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz João Francisco Cabelo, residentes nesta vila, a Joaquim Figueiredo e mulher, residentes na Gafanha.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00025
Title type
Atribuído
Date range
1894-07-25 Date is certain to 1894-07-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 46v a 49
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, sendo intervenientes, João Francisco Cabelo, como credor, casado, negociante, residente nesta vila de Ílhavo e, como devedores, Joaquim Figueiredo e mulher Maria Emília de Jesus, lavradores, residentes no lugar da Gafanha, desta freguesia. E logo pelos segundos outorgantes foi dito que receberam de empréstimo, da mão do credor, a quantia de 200 mil reis e dela se constituíam como devedores. Estes estavam obrigados a restituir toda esta quantia ao credor e, enquanto não o fizesse, ficavam ainda obrigados a pagar juros anuais à razão de 7 por cento. Davam como segurança de pagamento uma casa térrea, onde viviam, com terra lavradia contígua e mais pertences, sita na Gafanha, que confrontava a norte com João Ribeiro Zagalo, a sul com a estrada que vai para a Costa Nova, a nascente com António dos Santos Clemente e a poente com Tomé dos Santos Carrancho. A propriedade pode render anualmente 9 mil reis e o seu valor é de 300 mil reis. Os devedores hipotecaram ainda uma terra lavradia, sita no mesmo local da Gafanha, que confrontava a norte com Tomé dos Santos Carrancho, a sul com António dos Santos Clemente, a nascente com caminho de servidões e a poente com Bento Ferreira da Costa, desta vila. A propriedade pode render anualmente 6 mil reis e o seu valor é de 200 mil reis. Pelos devedores foi ainda dito que por escritura pública de 29 de Junho de 1891 se constituíram como devedores a José Domingues Largo Imaginário Sénior, da quantia de 100 mil reis, sendo que hipotecou uma casa, com terra lavradia pegada, sita na Gafanha, que confrontava a norte com Tomé dos Santos Carrancho, a sul com António dos Santos Clemente, a nascente com José dos Santos Carrancho e a poente com areias soltas. No entanto, a mesma dívida já foi paga ao credor, dando este plena paga e quitação, e ditrate da escritura de 29 de Junho de 1891 e cancelamento da hipoteca. Foram testemunhas presentes, José Ferreira Jorge, casado, proprietário, Manuel Nunes Ferreira Gordo, Manuel Fernandes Borrelho, também casados, proprietários e José Gonçalves Sarrico, solteiro, proprietário, todos residentes nesta vila, João Gonçalves Sarrico, casado, lavrador, residente na Coutada, desta freguesia e Manuel Pedro dos Santos, casado, marítimo, residente nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:08
Last modification
07/06/2017 10:26:15