Available services

Escritura de contrato antenupcial que fazem Manuel Gonçalves Sarrico, solteiro e Rosa Maria Castanha, viúva, ambos residentes nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00013
Title type
Atribuído
Date range
1894-07-03 Date is certain to 1894-07-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 25v a 27
Scope and content
Escritura de contrato antenupcial, sendo intervenientes, como primeiro outorgante, Manuel Gonçalves Sarrico, solteiro, lavrador, residente na travessa do Urjal e, como segunda outorgante, Rosa Maria Castanha, viúva de José Maria Miranda, costureira, residente nesta vila. E logo pelos outorgantes foi dito que estavam justos e contratados a contrair matrimónio um com o outro, e que segundo a faculdade que a lei lhes permite, fazem um relatório aos seus bens, convencionam o seguinte: o seu casamento é com inteira separação de bens presentes e dos que de futuro tiverem por sucessão ou por título gratuito, havendo somente comunhão com relação aos bens adquiridos durante a constância do matrimónio. A noiva declarou que era filha legítima de Manuel Pedro dos Santos, marítimo e de Rita Maria Castanha, desta vila de Ílhavo e diz que atualmente não tem bens nenhuns que lhe pertençam e como tal não leva quaisquer bens para o casal. O noivo declara que é filho de José Gonçalves Sarrico e de Ana Alves de Jesus, já falecidos, e que os bens que leva para o casal são todos os que constituem as suas legítimas paternas e maternas e constam das respetivas escrituras de partilhas, a primeira das quais, por morte de sua mãe, foi feita há cerca de 14 anos e a segunda, por morte de seu pai, foi feita em Março de 1892, excetuando, porém uma terra lavradia, sita no Mourinho, limite de Verdemilho, que fazia parte da legítima materna, terra esta que foi vendida pelo outorgante e como tal não entra nos bens do casal. O noivo leva ainda para o casal dois prédios: um terreno com pinhal sito na Quinta do Forno, ou Quinta do Pernica, limite desta vila, que confrontava a nascente com José André Patoilo, a poente com herdeiros de Manuel Costa e a norte e sul com que deva de partir e uma terra lavradia, sita nas Russas de Baixo, limite desta vila, que confrontava a norte com João da Cruz Maio, dos Moitinhos, a sul com Daniel Gonçalves Sarrico, desta vila, a nascente com vala de água e a poente com caminho de consortes. O cônjuge disse ainda que se ao tempo da sua morte existirem filhos deste matrimónio, ficaria pertencendo à esposa o usufruto de metade dos bens dele e que a não existirem filhos ficará a esposa com o usufruto de todos os seus bens. Foram testemunhas presentes, Bento Pereira Gateira, casado, lavrador e João Silvestre Fragoso, solteiro, professor particular do ensino primário, ambos residentes nesta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:04
Last modification
07/06/2017 10:26:15