Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que faz Maria de Jesus Andorinha, a Francisco José Bichão e mulher, todos residentes nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00011
Title type
Atribuído
Date range
1894-06-27 Date is certain to 1894-06-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 17v a 19
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, sendo intervenientes, Maria de Jesus Andorinha, como credora, governanta de casa, residente nesta vila de Ílhavo, casada com Tomé Luís Fraco, marítimo, atualmente ausente para os lados de Portimão e, como devedores, Francisco José Bichão, marítimo, e mulher Rosa de Jesus Andorinha, governanta de casa, residentes nesta vila. E logo pelos devedores foi dito que receberam, da mão da credora, a quantia de 150 mil reis e dela se constituíam como devedores. Estes ficavam obrigados a pagar toda aquela quantia à credora e, enquanto não o fizessem, ficavam obrigados ao pagamento de juros anuais à razão de 5 por cento. Davam como segurança de pagamento um assento de casas térreas, onde viviam, com seu pequeno pátio, poço e mais pertences, sito na Rua da Fontoura, que confrontava a norte com a rua pública, a sul com herdeiros de Manuel Fernandes Matias, a nascente com a viúva e herdeiros de Domingos Larica e a poente com João Francisco do Bem, todos desta vila. A propriedade pode render anualmente 9 mil reis e o seu valor é de 300 mil reis. Os devedores disseram ainda que metade da dita propriedade já se encontrava hipotecado à mesma credora e seu marido, por sua mãe e sogra Josefa Maria de Jesus, viúva de Joaquim Fernandes Mano, desta mesma vila, como garantia de 200 mil reis, por escritura de 11 de Novembro de 1885, no entanto, a credora disse que já tinha recebido da mão de Josefa Maria de Jesus, a referida quantia, dando-lhe plena paga e quitação da referida dívida. Foram testemunhas presentes Manuel Procópio de Carvalho, casado, distribuidor postal, residente nesta vila, Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate e Manuel Nunes Ferreira Gordo, casado, proprietário, ambos residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:04
Last modification
07/06/2017 10:26:15