Available services

Escritura de desoneração de fiança e [distrate] que faz o [Excelentíssimo] administrador deste concelho de Ílhavo a favor de Maria Joaquina da Graça, viúva de Paulo Francisco da Rocha, desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0002/00046
Title type
Atribuído
Date range
1892-11-03 Date is certain to 1892-11-03 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 49v a 50
Scope and content
Escritura de desoneração de fiança e distrate, sendo intervenientes, de uma parte, como primeiro outorgante, o [Excelentíssimo] Doutor Bernardo Faria de Magalhães, casado, na qualidade de atual administrador deste concelho e de outra parte, como segundo outorgante, Maria Joaquina da Graça, viúva de Paulo Francisco da Rocha, governanta de casa, ambos maiores de idade, residentes nesta vila e freguesia de São Salvador de Ílhavo. E logo pela segunda outorgante foi dito que por escritura de 20 de Abril de 1891, havia voluntariamente, e como legítima administradora e representante de seu filho Elmano Francisco da Rocha, de 18 anos de idade, prestado caução por meio de hipoteca, a fim do mesmo filho, como mancebo sujeito ao serviço e recrutamento militar, poder embarcar [ilegível] como marítimo que é, a bordo de qualquer navio; achando-se extinta a obrigação que a dita fiança [concecionava], com o regresso do menor a esta vila, da viagem que obrigava a mesma caução e achando-se neste ato presente o dito menor, pretendia que a fiança por ela prestada fosse julgada extinta. Pelo primeiro outorgante, administrador do concelho foi dito que concordava na revogação daquela escritura. Foram testemunhas [presentes], o [Excelentíssimo] Alberto Ferreira Pinto Basto, casado, proprietário, residente no Paço da Ermida, os [Excelentíssimos] Abel Augusto Regala, casado, secretário, da Câmara Municipal deste concelho e António da Rocha Martins, casado, professor oficial de ensino primário, ambos residentes nesta vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P2.0002
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:01:37
Last modification
07/06/2017 10:26:12