Available services

Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca que fazem as [Excelentíssimas] Dona Beatriz Amélia da Conceição Ferreira e Dona Raquel César Ferreira, solteiras, maiores, residentes nesta vila de Ílhavo, a João Ferreira Borralho e mulher, residentes em Verdemilho.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0002/00013
Title type
Atribuído
Date range
1892-09-24 Date is certain to 1892-09-24 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14v a 15
Scope and content
Escritura de empréstimo de dinheiro a juro com hipoteca, sendo intervenientes as [Excelentíssimas] [Dona] Beatriz Amélia da Conceição Ferreira e [Dona] Raquel César Ferreira [credoras], solteiras, proprietárias, residentes nesta vila de Ílhavo e João Ferreira Borralho e mulher Maria Rosa dos Santos Madail [devedores], lavradores, residentes no lugar de Verdemilho, freguesia de São Pedro de Aradas, todos de maior de idade. E logo pelos segundos outorgantes que receberam de empréstimo, da mão das credoras, a quantia de 1 conto de reis. Os devedores obrigavam-se a pagar às outorgantes a quantia de 1 conto de reis, logo que por elas lhe seja exigido. Enquanto os devedores não pagassem a referida quantia às credoras, eram obrigados a pagar juros anuais na razão de 5 por cento. Dão como segurança de pagamento uma terra lavradia, alta, denominada o Cerrado do Eirô, sito no Eirô, limite da Coutada, desta freguesia de Ílhavo, que confrontava a norte com caminho de consortes, a sul com Manuel José Simões Preto e irmão José Luís, da Coutada, a nascente com caminho público e a poente com José e António Simões Preto, do mesmo lugar. A dita propriedade rende anualmente 21 mil reis e o seu valor de 700 mil reis. Hipotecou ainda uma terra lavradia, denominada “a Quintã”, sita na Quintã da Coutada, desta freguesia de Ílhavo, que confrontava a norte com Maria José Alcoforado da Maia, viúva, a sul com António Cerca, a nascente com Augusto de Oliveira Pinto e a poente com João Frade. Esta propriedade rende anualmente a quantia de 12 mil reis, sendo o seu valor de 400 mil reis. Foram testemunhas presentes Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate e Henrique António de Abreu, casado, carpinteiro, ambos maiores de idade, residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0002
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:01:30
Last modification
07/06/2017 10:26:12