Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/MNSMA
Title type
Atribuído
Parallel title
Convento de São Domingos de Aveiro
Date range
1731 Date is uncertain to 1790 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos). Era também conhecido por Convento de São Domingos de Aveiro. Em 1423, foi fundado este convento da regular observância pelo infante regente D. Pedro. Foi construído na periferia da vila de Aveiro, a sudeste, e colocado sob a invocação de Nossa Senhora do Pranto ou da Piedade. Desde os primeiros tempos, recebeu proteção e apoio do bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida que em 1464, sagrou a igreja do convento. Para melhor se distinguir do convento de Azeitão, pouco depois da sua fundação, foi-lhe atribuída a invocação de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respetivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo. Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional. A sobrevivente igreja do Convento é a atual igreja paroquial da freguesia da Glória de Aveiro e Catedral da Diocese de Aveiro.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
Em 7 de Março de 2013 foi efetuada doação à Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro pela família Albino Vieira e Dr.ª Alda Carvalho, moradores na Quinta do Picado em Aradas, de um livro encontrado numa sua propriedade situada na Quinta do Assento (ou Quinta do Mateus) na freguesia de Requeixo, dentro de uma gaveta de cómoda muito deteriorada, livro identificado como pertencendo ao Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro.

A documentação relativa ao Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 27 de Outubro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Glória de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efetuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projeto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Engloba registos de entrada de professos e tomadas de hábito no Convento de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro
Arrangement
Dado que se trata apenas de um livro, não se julga necessária qualquer organização intelectual deste fundo.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Livro encadernado em pergaminho em avançado estado de putrefação. Muito fragilizado.
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Related material
Fundo da torre do Tombo Código de referência PT/TT/MNSMA - Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, 1477-1828.
Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos: vol. IV Mosteiros e Conventos: Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro – Biblioteca Municipal (compilação fotocopiada por Gaspar, João Gonçalves. 1978).

Ferreira, António José Leandro Costa Poder, Prestígio e imagem no antigo convento de São Domingos de Aveiro, 2005. [em linha]
Creation date
29/07/2015 15:05:20
Last modification
16/10/2015 11:08:58