Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem os herdeiros dos falecidos Manuel Russo Pascoal e mulher, desta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00039
Title type
Atribuído
Date range
1894-08-26 Date is certain to 1894-08-26 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 67 a 68v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, sendo intervenientes, os filhos e nora dos falecidos Manuel Russo Pascoal e mulher, nomeadamente, Manuel Russo Pascoal e mulher Ana Maria de Jesus, seareiros e irmã e cunhada Rosa de Jesus Almeida, solteira, tecedeira, todos residentes nesta vila de Ílhavo. E logo pelos outorgantes foi dito que tendo falecido os seus pais e sogros Manuel Russo Pascoal e mulher Maria Rosa de Jesus de Almeida, moradores que foram nesta vila, estavam justos e contratados a fazerem as partilhas amigáveis do bens da herança, da seguinte forma: a herança a partilhar consiste apenas numa casa térrea com seu quintal contíguo, poço e mais pertences, sita na Rua de Alqueidão, que confrontava a norte e poente com o Excelentíssimo Doutor António Frederico de Morais Cerveira, da casa de Alqueidão, a sul com caminho público e a nascente com o mesmo Doutor António Frederico, no valor de 250 mil reis. Os outorgantes combinaram então dividir a dita propriedade em 2 partes perfeitamente iguais, sendo metade para os outorgantes Manuel Russo Pascoal e mulher, no valor de 125 mil reis e a outra para a outorgante Rosa de Jesus Almeida, solteira. A metade pertencente ao outorgante Pascoal e mulher é a do lado sul que corre com o caminho público e a metade da outra outorgante é a que fica do lado norte, que confrontava a norte com o Excelentíssimo Doutor Frederico. O poço, apesar de se encontrar, na metade do outorgante Pascoal, todos os outorgantes tem direita à água do mesmo poço, devendo a outra outorgante utilizar como servidão para o poço o carreiro que existe na metade dela. Cada um dos outorgantes pode mandar construir à sua custa uma regadeira de madeira, para irrigação dos respetivos quintais, contando que não causem estorvo uns aos outros, outorgante Rosa de Jesus Almeida, pode ainda colocar do seu lado e à sua custa uma cegonha a fim de poder tirar água do poço. A limpeza e conserto do poço serão à custa dos dois outorgantes. Foram testemunhas presentes José Ferreira Jorge, casado, proprietário, Manuel Bernardo Balseiro, casado, proprietário, ambos residentes nesta vila, Manuel Fernandes Borrelho e Manuel Nunes dos Couto, ambos casados, lavradores, residentes nesta mesma vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:10
Last modification
07/06/2017 10:26:15