Available services

Escritura de partilhas amigáveis que entre si fazem, a viúva e herdeiros de José da Rocha Malhão, residentes nesta vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH3/001/0009/00027
Title type
Atribuído
Date range
1894-07-30 Date is certain to 1894-07-30 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 49v a 51v
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis, sendo intervenientes, Joana de Jesus Pagona, viúva de José da Rocha Malhão, governanta de casa, e seus filhos, genros e noras, nomeadamente, João da Rocha, oficial náutico e mulher Maria Teles da Rocha, governanta de casa, Maria da Conceição da Rocha, mulher de José Pereira Cajeira, governanta de casa, Joana da Conceição da Rocha, costureira e marido João da Silva Peixe, marítimo, Rosa da Conceição Rocha, governanta de casa e marido Daniel da Silva Bento, sapateiro, este por si e na qualidade de procurador do seu cunhado José Pereira Cajeira, marítimo, atualmente ausente para o Brasil e Conceição de Jesus Rocha, solteira, costureira, todos residentes nesta vila de Ílhavo. E logo pelos outorgantes foi dito que, tendo falecido, o seu marido, pai e sogro José da Rocha Malhão, morador que foi nesta vila, eles estavam justos e contratados a fazerem as partilhas amigáveis dos bens do casal, da seguinte forma, de todos os bens do casal, que são apenas dois prédios: uma terra lavradia, nas leiras de Santa Rita e umas casas térreas com seu quintal contíguo, sitas nas Cancelas, formaram duas meações, sendo uma para a viúva e outra para os representantes do falecido. Pertence à viúva a dita terra lavradia, sita nas leiras de Santa Rita, limite desta vila, que confrontava a norte com Manuel Maneta, do Vale de Ílhavo de Cima, a sul com António Resende, do Vale de Ílhavo de Baixo, a nascente e poente com caminhos públicos. Pertence à meação dos representantes do falecido, o prédio das casas térreas com seu quintal contíguo, sito na rua das Cancelas, desta vila, que confrontava a norte com rua pública, a sul com Manuel Piorro, a nascente com Joaquim Fernandes Pata e a poente com José Francisco dos Santos, o Gaivotinha, todos desta vila. A propriedade é dividida em partes iguais, ou seja uma quinta parte para cada um deles, conservando todavia o mesmo prédio em comum, até resolverem o que é mais conveniente. Foram testemunhas presentes, José Maria Cândido da Silva, casado, sapateiro, Alfredo José dos Santos, casado, alfaiate, Abel Augusto de Almeida, casado, sapateiro, todos residentes nesta vila, João Pinto de Sousa, solteiro, barbeiro e Albino de Almeida, casado, sapateiro, ambos residentes nesta vila.
Physical location
D6.E12B.P2.0009
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
07/06/2017 10:06:08
Last modification
07/06/2017 10:26:15