Available services

Escritura de fiança que dão aos bens dos ausentes Luís e Manuel, filhos que ficaram de Manuel António Cartaxo, do lugar da Légua, termo de vila de Ílhavo [seus rendimentos seus tios] Manuel dos Santos Torrão e mais irmãs Luísa dos Santos e Apolónia Maria, todos do mesmo lugar e termo.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0010/00004
Title type
Atribuído
Date range
1829-01-26 Date is certain to 1829-01-26 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 5 a 5v
Scope and content
Escritura de fiança, sendo intervenientes Manuel dos Santos Torrão e suas irmãs Luísa dos Santos e Apolónia Maria, todos do lugar da Légua, do termo da vila de Ílhavo. E logo pelos outorgantes foi dito que eles eram os únicos tios de Luís e Manuel, filhos que ficaram de Manuel António Cartaxo e de Maria dos Santos Torrão, do dito lugar da Légua, do mesmo termo, os quais se acham [ausentes] há mais de 24 anos, sem deles haver notícia. Desta forma, os outorgantes são os únicos herdeiros dos seus sobrinhos, e como tal queriam repartir os mesmos bens entre si, com a segurança de que [ilegível], bem como os rendimentos líquidos até ao momento, obrigando-se a entregar os bens logo que os sobrinhos aparecessem [os rendimentos líquidos teriam que ser entregues com os seus respectivos juros]. Cada um dos outorgantes hipotecou todos os seus bens móveis e de raiz em geral e em particular o mais bem parado deles. Para maior segurança desta escritura apresentaram como seu fiador João Rodrigues Valente, do lugar do Vale de Ílhavo de Cima, termo da vila de Ílhavo, o qual hipotecou todos os seus bens em geral e em particular o mais bem parado deles. Foram testemunhas presentes Luís Francisco Jorge, desta vila, Francisco [ilegível], do Vale de Ílhavo de Cima e Nuno de Oliveira Vidal, desta vila.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 11:07:25
Last modification
02/06/2017 11:14:24