Available services

Escritura de aforamento que faz Manuel da Silva Saragoça e sua mulher, do lugar da Ponte de Vagos, do termo de Aveiro ao capitão mor Manuel da Maia Vieira, de Alqueidão.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0007/00027
Title type
Atribuído
Date range
1815-05-22 Date is certain to 1815-05-22 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 24v a 25v
Scope and content
Escritura de aforamento fateuzim perpétuo, sendo intervenientes o Capitão-mor Manuel da Maia Vieira [senhorio], do lugar de Alqueidão, termo da vila de Ílhavo e Manuel da Silva Saragoça e sua mulher Maria Domingues [aforantes], do lugar da Ponte de Vagos, termo da vila de Aveiro. E logo pelos aforantes foi dito que eles se encontravam justos e contratados com o senhorio a lhe tomar de aforamento fateuzim perpétuo uma terra e pinhal no sítio da Gândara de Carvalhais, limite do mesmo lugar, que confrontava a norte com Salvador Francisco e a sul com o senhorio. A propriedade foi aforada pelo foro anual de 20 alqueires de milho grosso e bem limpo, sendo que o pagamento seria feito sempre por dia de São Miguel. Os aforantes obrigavam-se a manter a propriedade sempre bem limpa e amanhada. Davam como segurança de pagamento o assento de casas em que viviam, sitos no mesmo lugar, com seu aido e mais pertences, que confrontava a norte com Manuel Nunes [Prego] e a sul com António Manuel Regalado e hipotecou ainda mais um pinhal no sítio da [cava] queimada, que confrontava a norte com Manuel Fernandes Gafanhão e a sul com herdeiros de Manuel João [ilegível]. Foram testemunhas presentes Paulo Francisco Bolha, Manuel de Oliveira e Manuel Francisco, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:58:52
Last modification
02/06/2017 11:14:19