Available services

Escritura de composição que fazem José João Gonçalves, maior e emancipado, filho que ficou de Manuel João Gonçalves, da vila de Ílhavo, com sua mãe Maria Nunes do Pranto e seu padrasto José Pereira Lebre, da mesma vila.

Description level
File File
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH2/001/0007/00016
Title type
Atribuído
Date range
1815-04-27 Date is certain to 1815-04-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; f. 14 a 15
Scope and content
Escritura de composição e [ilegível], sendo intervenientes de uma parte José João Gonçalves, maior e emancipado, filho que ficou de Manuel João Gonçalves, da vila de Ílhavo e de outra parte a sua mãe e padrasto Maria Nunes do Pranto e seu marido José Pereira Lebre, da mesma vila. E logo pelo outorgante foi dito que tinha sido emancipado por ser maior de 25 anos e como tal tinha direito [ilegível] e conhecendo o quanto devia aos outorgantes sua mãe e padrasto, que houvera 18 anos pouco mais ou menos, bem alimentado [ilegível] tanto no estado de saúde como nas suas maleitas e mandando-lhe conferir ao ofício de alfaiate para por ele ganhar sua vida por não poder fazer outra coisa por não ter um braço. Por todas estas despesas feitas pelos segundos outorgantes para com ele serem rendimentos de suas legítimas, tanto de seus pais como de avós, para pagamento destas despesas e para evitarem pleitas no futuro sobre as mesmas despesas e rendimentos [ilegível] é de sua própria e livre vontade que se dava por pago, satisfeito do rendimento das ditas legítimas. Pelos segundos outorgantes foi dito que o dito rendimento [tornas] das legítimas de seu filho não chegava para a metade das despesas que com ele fizeram [ilegível] contudo e em atenção ao amor que lhe têm aceitavam tudo o [entregado] pelo dito seu filho e [ilegível] paga e quitação por ele dada a respeito de seus rendimentos das legítimas e que também na mesma forma lhe davam [ilegível] de sua própria e livre vontade de todas as despesas que com ele têm feito. Foram testemunhas presentes Manuel Fernandes Pata, Tomé Simões Machola e Paulo Francisco Bolha, da vila de Ílhavo.
Physical location
D6.E12B.P.2.Cx.0009
Language of the material
Por (português)
Notes
Descrição arquivística efetuada ao abrigo do protocolo “Ílhavo, Terra Milenar” celebrado com o Município de Ílhavo em 9 de junho de 2015.
Creation date
02/06/2017 10:58:49
Last modification
02/06/2017 11:14:19