Paróquia de Vera-Cruz

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/PAVR12
Title type
Atribuído
Date range
1572-09-28 Date is certain to 1911-03-31 Date is certain
Dimension and support
180 liv. (2,90 m.l.)
Extents
2,9 Metros lineares
Biography or history
Orago de Santa Cruz.



A Paróquia da Vera Cruz corresponde na actualidade a metade do espaço Paroquial da Cidade de Aveiro. A outra metade corresponde à Paróquia da Nossa Senhora da Glória. Elevada a Vila antes de 1245, Aveiro desenvolveu a sua povoação e vida religiosa em uma única Paróquia com Matriz na Igreja de São Miguel de Aveiro, dependendo do Bispado de Coimbra, com colegiada própria, e pertencente à ordem de Avis.



Em 1572, D. João Soares, Bispo de Coimbra, tendo mandado, previamente, tirar um rol da população das freguesias da sua diocese, constatou que a Freguesia de São Miguel era insuficiente para uma população que, segundo o rol de comungados desse ano, contava com mais de 11.000 fregueses e determinou dividir Aveiro em quatro freguesias distintas.



O Rei D. Sebastião, por uma Provisão de 10 de Julho do mesmo ano, autorizou esta mesma pretensão, parcelando o território da antiga freguesia, criando mais três paróquias distintas com Igrejas Paroquiais independentes: a Paróquia de São Miguel, composta pela velha Matriz, abrangendo a parte muralhada e nobre da Vila e o bairro do Albói a ocidente; a Paróquia do Espírito Santo, que se estendia para sul das muralhas, incluindo os lugares de Cimo de Vila, Vilar, São Bernardo, parte da Presa e Quinta do Gato, confinante com as Paróquias de Aradas e Eixo; a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, inicialmente, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, extremo da península a ocidente do canal central, delimitada pela ria e extensão de marinhas, espaço de vital importância comercial abrangendo o recinto de feiras (hoje actual Rossio) e cais de embarque, território de pequena dimensão mas densamente povoado; e a Paróquia da Vera Cruz, à qual ficou a pertencer o território compreendido entre a ponte das Almas (no canal central), a Rua Larga e a Rua do Vento (até ao fim), a ria e marinhas no prolongamento do canal de São Roque, o ribeiro das Barrocas e, ainda, parte dos lugares da Forca, da Presa e da Quinta do Gato, prosseguindo o limite pelo canal do Cojo até à, dita, ponte das Almas, confinante com as paróquias de Nossa Senhora da Apresentação, a ocidente, a de Esgueira, a norte, e a de São Miguel, a sul, e compartilhando a administração do lugar de Sá, a norte, com a Paróquia de Esgueira, muito embora, no foro judicial, quase todo o lugar de Sá pertence-se até 1835 à Vila e termo de Ílhavo. Por alvará de 11 de Outubro de 1835 constituir-se-iam duas freguesias na cidade de Aveiro a de Nossa Senhora da Glória e a da Vera-Cruz, que anexou a antiga freguesia de Nossa Senhora da Apresentação.
Custodial history
Esteve na posse da Igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 1911-02-20. Nesta data as paróquias foram obrigadas por lei, a entregar os livros de registos de Batismo, casamento e óbitos às repartições do Registo Civil.

Este fundo esteve na posse do Arquivo da Universidade de Coimbra até ao ano de 1976, já que apesar de ter sido criado em 1965, pelo Decreto nº 46350, de 22 de Maio, o Arquivo Distrital de Aveiro, só viria a dispor de instalações seis anos mais tarde, tendo no ano de 2002 transferido a documentação para as atuais instalações do Arquivo Distrital de Aveiro.
Acquisition information
Incorporações provenientes do Arquivo da Universidade de Coimbra 1976-04-14, e

da Conservatória do Registo Civil de Aveiro 2012-02-29; 2008-02-08; 2002-10-25 e 1986-11-12.
Scope and content
Constituído pelos registos de batismos, casamentos e óbitos.
Arrangement
Organização funcional. Ordenação cronológica dentro das séries.
Access restrictions
Comunicável.

Por razões de preservação, a documentação digitalizada e/ou microfilmada é consultável apenas através da respetiva cópia digital ou microfilme.
Conditions governing use
Regulamento de Reprodução de Documentos, Despacho n.º 6852/2015, Diário da República, 2ª série, N.º 118 de 19 de junho de 2015.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Aveiro-DigitArq [Em linha].Aveiro: ADAVR, 2016.[Consult. 02 Junho 2016]. Atualização diária. Disponível em URL:http://adavr.dglab.gov.pt
Location of originals
Consultar grupo de fundos da Diocese de Aveiro, código de referência: PT/ADAVR/DIO/PAVR12
Creation date
30/01/2007 00:00:00
Last modification
28/09/2018 11:24:50