Junta de Freguesia de Aradas

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/AL/JFARD
Title type
Atribuído
Date range
1747-11-23 Date is uncertain to 2009-10-26 Date is uncertain
Dimension and support
31 livros; papel
Biography or history
Aradas é uma freguesia portuguesa e uma das seis atuais freguesias urbanas do concelho de Aveiro. Tem uma área de 8,90 km² e uma população presente de 9.521 habitantes; 9.157 habitantes são residentes (4.359 Homens e 4.798 Mulheres), dos quais 8.033 são eleitores. Tem 4.895 alojamentos com 3.791 famílias. Dista da sede concelhia aproximadamente três quilómetros e está limitada pelas suas congéneres de Glória e Vera Cruz, São Bernardo e Oliveirinha, do concelho de Aveiro, e pela freguesia de Ílhavo (São Salvador), do concelho com o mesmo nome.

Antigo concelho com foral outorgado pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em Agosto de 1181, incorporada no concelho de Aveiro em 1836. Dela fazem parte os lugares de Verdemilho, Bom Sucesso, Quinta do Picado e Aradas. A freguesia abrange duas colinas de brando relevo, orientado a noroeste. A do lado Norte chama-se Cabreira e vai de Aradas a São Tiago; a meridional vai estende-se desde o Bom Sucesso até Verdemilho.

O topónimo "Aradas" foi inicialmente "Heerada" e depois"Arada", a que se juntou um "s" paragónico. Muito se tem discutido quanto ao seu significado pois se, para alguns autores, "Arada" é significativo de "terras aradas", outros defendem que "Herada", topónimo inicial, e indicativo de "local coberto de heras", na altura da sua denominação, o que parece prova suficiente da incultura (não total) dominante.

A antiguidade da povoação deste território é certamente muito anterior ao século XII, podendo supor-se da arqueologia das imediações que deve atingir épocas pré-romanas. Através da toponímia local pode deduzir-se como se encontrava parte do território que atualmente constitui a freguesia de Aradas, antes da nacionalidade: "Heradas", "Cardosas", "Amedas", ou seja, povoada de heras, de cardos, de amieiras, ao que há a juntar o nome "villa de milho" (Milio), hoje povoação de Verdemilho (etimologia popular).

Os achados arqueológicos, nomeadamente pontas de seta e facas em silício e uma invulgar peça de cerâmica (de que só se conhece outro exemplar semelhante no sul de Espanha - Andaluzia) encontrados recentemente aquando da construção do edifício para o Departamento de Medicina da Universidade de Aveiro no sítio do Crasto, em Verdemilho, dão conta de que este lugar já seria habitado pelo 3.º milénio antes de Cristo, consistindo, portanto, o mais antigo povoamento conhecido na região de Aveiro.

Na segunda metade do século XII, documentos da época provam que o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra possui neste lugar alguns haveres, porque em 1166 cedeu ao Conde D. Gomes Pais "de Silva", para este lhe permitir a posse incontestada de outros lugares algures, e meio casal em Verdemilho, que pertencera a um Mendo Oséviz (Eusébiz ou Eusébio), certamente o doador ao mosteiro: "unum medium casalem quit fuit de Menendo Oseviz in villa de Milio".

Sobre a história de "Heerada", há a notar a posse do lugar por Diogo Mendes que, em 1181 o doou, com a sua igreja de S. Pedro, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Devido a esta doação, o senhorio era dos crúzios, representado não pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, mas pelo convento da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia), filial do primeiro, tendo o vigário a renda anual de 150 mil reis. Já foi Vila e Concelho, e pertenceu à comarca de Esgueira e ao Bispo de Coimbra. Só posteriormente passou para Aveiro.
Geographic name
Aradas (freguesia, Aradas, Aveiro, Portugal)
Legal status
Em 26 de Abril de 1973, com a promulgação do decreto n.º 215/73, publicado no Diário do Governo, I Série, nº110, de 10 de Maio de 1973, que fixou obrigatoriamente o nome “Aradas”, tanto para a freguesia como para o lugar que dela faz parte.
Acquisition information
Este conjunto de documentos ingressou no Arquivo Distrital de Aveiro por Protocolo de Depósito celebrado entre a Junta de Freguesia de Aradas e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em 2015-06-09.
Scope and content
Contém livros de Atas das reuniões da Junta de Freguesia, Correspondência expedida, Descrição de sepulturas, registo do cemitério de Aradas e Inventário de Bens Imóveis
Arrangement
Ordenação cronológica por série
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Aveiro-DigitArq [Em linha].Aveiro: ADAVR, 2016- .[Consult. 22-03-2016]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adavr.dglab.gov.pt
Related material
Fundo Paroquial de Aradas: PT/ADAVR/PAVR01; e Fundo Notarial de Aradas: PT/ADAVR/NOT/CNARD
Creation date
22/03/2016 11:46:01
Last modification
29/03/2016 14:43:49