Confraria dos Apóstolos São Pedro e São Paulo de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/CASPSPAVR
Title type
Atribuído
Parallel title
Congregação dos Gloriosos Apóstolos São Pedro e São Paulo de Aveiro
Date range
1681-06-30 Date is uncertain to 1949-01-06 Date is uncertain
Dimension and support
9 liv.; 1 mç.
Biography or history
A Confraria dos Apóstolos São Pedro e São Paulo de Aveiro funcionava na demolida igreja da São Miguel de Aveiro, maioritariamente composta por clérigos. Crê-se já existente em 1540, segundo os primeiros estatutos. Também admitia seculares, ficando isentos os médicos de pagarem anual desde que tratassem gratuitamente os irmãos enfermos. Tinha obrigação de mandar cantar duas missas no seu altar no dia 5 de Novembro e numa segunda-feira deste mês celebrava o aniversário pelas almas dos irmão falecidos. Por uma bula do papa Gregório XIII de 22 de julho de 1684 foi-lhe concedida muitos benefícios espirituais e indulgências aos irmãos. Cuidava da segunda capela no corpo da igreja de São Miguel do lado da epístola. Em 18 de Outubro de 1835 por demolição da igreja de São Miguel de Aveiro a Confraria e respetivas imagens transitaram para a igreja do extinto Convento de São Domingos de Aveiro, destinado a ser a igreja paroquial da recém-criada freguesia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro, onde a Confraria continuou a funcionar. Mais tarde, as imagens pétreas de São Pedro e São Paulo foram cedidas à Misericórdia de Aveiro, figurando na atualidade nos nichos da fachada da igreja. Teve estatutos a 1 de junho de 1690 sendo juiz o padre José Viegas aprovados em 26 de Fevereiro de 1710 sendo juiz o padre Manuel Teixeira, com subsequentes atualizações. Recebeu importantes e avultados legados, sendo documentalmente a referência mais antiga registada em 1506. Na documentação registam-se diversos inventários de bens móveis.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Confraria dos Apóstolos São Pedro e São Paulo de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 27 de Outubro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Glória de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Engloba os estatutos e registos das atas das sessões da Confraria, registos de eleições de mordomos e entrada de irmãos na Confraria, receitas e despesas e inventários de bens móveis.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos, Câmara Municipal de Aveiro, 2009, p. 69-70.
Creation date
05/01/2015 17:21:24
Last modification
16/10/2015 11:08:39