Confraria do Senhor Jesus e de Nossa Senhora do Rosário de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/CSJNSRAVR
Title type
Atribuído
Parallel title
Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Convento de São Domingos de Aveiro
Date range
1558-12-11 Date is uncertain to 1885-01-03 Date is uncertain
Dimension and support
5 liv.; 1 mç.
Biography or history
As Confraria do Senhor Jesus e de Nossa Senhora do Rosário de Aveiro funcionava na igreja do Convento de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, do Ordem dominicana masculina, também conhecido como Convento de São Domingos de Aveiro, atual igreja da paróquia da Glória de Aveiro e Catedral de Aveiro, fundado em 1423 em Aveiro. As Confrarias, embora autónomas, aparecem conjuntas em grande parte da documentação e administração. A Confraria do Senhor Jesus zelava pela primeira capela do lado da epístola da igreja onde esta sepultado D. João de Albuquerque, cavaleiro do rei Afonso V. A Confraria de Nossa Senhora do Rosário zelava pela capela de invocação correspondente, do lado do evangelho em simetria a esta. Pelo tombo sobrevivente foram-lhes legados avultados bens e propriedades desde a ano de 1541. A Confraria do Senhor Jesus tinha a sua festa principal no primeiro de Janeiro e a obrigação de mandar dizer todas as sextas-feiras missa com uma comemoração e aplicada pelos navios que entravam e saiam da Barra de Aveiro. A direção era composta por juiz, escrivão, tesoureiro, seis mordomos (ou irmãos do altar) e dois andadores. A Confraria de Nossa Senhora do Rosário fazia a sua festa e procissão das rosas no primeiro domingo de Maio com sermão de manhã e à tarde e distribuição de rosários e em dia próprio de Nossa Senhora do Rosário também com procissão figurando em andores as imagem da Senhora entregando o rosário a S. Domingos e a imagem do Beato Alano e pálio com o Santíssimo Sacramento e oito quadros em madeira representando os mistérios do rosário da Virgem.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Confraria do Senhor Jesus e de Nossa Senhora do Rosário de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 27 de Outubro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Glória de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Engloba escrituras e verbas de testamento, capelas de missas e legados pios, receitas e despesas, sentenças cíveis e assentos de irmãos da Confraria.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos: vol. IV Mosteiros e Conventos: Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro – Biblioteca Municipal (compilação fotocopiada por Gaspar, João Gonçalves. 1978).

Ferreira, António José Leandro Costa Poder, Prestígio e imagem no antigo convento de São Domingos de Aveiro, 2005. [em linha]
Creation date
05/01/2015 17:11:38
Last modification
16/10/2015 11:08:46