Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/PAVR06
Title type
Atribuído
Date range
1835-11-14 Date is uncertain to 2004-04-28 Date is uncertain
Dimension and support
40 liv. (total: 81 liv.; 53 mç.; 16 doc.)
Biography or history
Orago de Nossa Senhora da Glória.

A Paróquia de Nossa Senhora da Glória corresponde na atualidade a metade do espaço paroquial da Cidade de Aveiro, criada por alvará de 11 de Outubro de 1835, anexando as anteriores paróquias de São Miguel de Aveiro e do Espírito Santo de Aveiro. A outra metade corresponde à Paróquia da Vera Cruz de Aveiro. Elevada a Vila antes de 1245, Aveiro desenvolveu a sua povoação e vida religiosa em uma única Paróquia com Matriz na Igreja de São Miguel de Aveiro, dependendo do Bispado de Coimbra, com colegiada própria, e pertencente à ordem de Avis.

Em 1572, D. João Soares, Bispo de Coimbra, tendo mandado, previamente, tirar um rol da população das freguesias da sua diocese, constatou que a Freguesia de São Miguel era insuficiente para uma população que, segundo o rol de comungados desse ano, contava com mais de 11.000 fregueses e determinou dividir Aveiro em quatro freguesias distintas.

O Rei D. Sebastião, por uma Provisão de 10 de Julho do mesmo ano, autorizou esta mesma pretensão, parcelando o território da antiga freguesia, criando mais três paróquias distintas com Igrejas Paroquiais independentes: a Paróquia de São Miguel, composta pela velha Matriz, abrangendo a parte muralhada e nobre da Vila e o bairro do Albói a ocidente; a Paróquia do Espírito Santo, que se estendia para sul das muralhas, incluindo os lugares de Cimo de Vila, Vilar, São Bernardo, parte da Presa e Quinta do Gato, confinante com as Paróquias de Aradas e Eixo; a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, inicialmente, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, extremo da península a ocidente do canal central, delimitada pela ria e extensão de marinhas, espaço de vital importância comercial abrangendo o recinto de feiras (hoje atual Rossio) e cais de embarque, território de pequena dimensão mas densamente povoado; e a Paróquia da Vera Cruz, à qual ficou a pertencer o território compreendido entre a ponte das Almas (no canal central), a Rua Larga e a Rua do Vento (até ao fim), a ria e marinhas no prolongamento do canal de São Roque, o ribeiro das Barrocas e, ainda, parte dos lugares da Forca, da Presa e da Quinta do Gato, prosseguindo o limite pelo canal do Cojo até à, dita, ponte das Almas, confinante com as paróquias de Nossa Senhora da Apresentação, a ocidente, a de Esgueira, a norte, e a de São Miguel, a sul, e compartilhando a administração do lugar de Sá, a norte, com a Paróquia de Esgueira, muito embora, no foro judicial, quase todo o lugar de Sá pertence-se até 1835 à Vila e termo de Ílhavo. Com a agregação de freguesias de 1835 as anteriores igrejas paroquiais seriam demolidas, a de são Miguel em 1836 e a do Espírito Santo em 1841, sendo elevada a igreja paroquial da recém-paróquia de Nossa Senhora da glória a igreja do extinto Convento de São Domingos de Aveiro, atual Catedral da Diocese de Aveiro.

Geographic name
Glória, Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 27 de Outubro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Glória de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Arrangement
Ordenação cronológica por séries
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Creation date
15/12/2014 17:03:29
Last modification
16/10/2015 11:09:00