Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/ISJPAVR
Title type
Atribuído
Parallel title
Confraria do Senhor dos Passos e da Santíssima Trindade de Aveiro
Date range
1698 Date is uncertain to 1999 Date is uncertain
Dimension and support
30 liv.; 9 mç.; 3 doc.
Biography or history
A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Aveiro, também denominada de Senhor dos Passos e da Santíssima Trindade, iniciou a sua atividade na demolida igreja de São Miguel de Aveiro, na qual tinha duas capelas da parte do evangelho, encarregando-se das festividades da Semana Santa. Em letreiro existente junto da referida capela poder-se-ia ler: "Era de 1635, o padre Mateus Castanho de Figueiredo, mestre em artes, e natural desta Vila de Aveiro fundou este altar da Santíssima Trindade e do senhor Jesus dos Passos e a sua Irmandade com muitas indulgências para os confrades." Em 1713 ficou-lhe incorporada a Confraria da Santíssima Trindade. A irmandade dos Passos tinha a obrigação de na Igreja de São Miguel, mandar cantar missa no altar da sua invocação todas as sextas feiras da quaresma, rezar missa todos os sábados do mesmo tempo no altar de Nossa Senhora Soledade e rezar missa anual, pelas almas dos irmãos falecidos na primeira segunda-feira depois do dia 2 de Novembro. Os estatutos do século 19 esclarecem que a Irmandade havia sido instituída na Igreja de São Miguel em 1635 pelo Pe. Mateus Castanho de Figueiredo. Após a demolida a igreja de São Miguel de Aveiro em 1836 transitou para a igreja Paroquial da Glória, sendo-lhe cedida em 31 de março de 1884 a igreja do extinto Convento do Carmo de Aveiro para sua gestão. Permanece na atualidade em funcionamento.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 1 de Dezembro de 2014, por auto de entrega entre a Paróquia da Vera Cruz de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efectuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projecto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Engloba estatutos, atas, eleições, correspondência, receitas e despesas, orçamentos de contas, documentação referente a bens e propriedades, inventários e registos de assento de irmãos.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos, Câmara Municipal de Aveiro, 2009, p.71-79
Creation date
12/12/2014 15:56:49
Last modification
16/10/2015 11:08:53