Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADAVR/DIO/OTSFAVR
Title type
Atribuído
Parallel title
Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Aveiro
Date range
1677-09-02 Date is uncertain to 2006 Date is uncertain
Dimension and support
52 liv.; 4 doc.
Biography or history
A Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro foi fundada em 1670 por iniciativa de Frei Luís Pinheiro, religioso do Convento de São Francisco do Porto, na Capela do Corpo Santo, dedicada a São Pedro Gonçalves Telmo, protetor dos mareantes de Aveiro e mais tarde conhecida de São João no Rossio de Aveiro, sendo seu primeiro-ministro.

A 8 de Janeiro de 1675 Frei Luís Pinheiro, conhecido na Ordem por Frei Luís de São Francisco, dirigiu carta para Aveiro declarando não poder vir assistir à procissão de Cinzas organizada por esta corporação informando que a sua idade e falta de forças o impediam de continuar a exercer o lugar de comissário da Ordem Terceira de Aveiro, autorizando a Mesa definitória a escolher novo comissário de entre os religiosos do Convento de Santo António de Aveiro, fundado nesta cidade em 1524.
Geographic name
Aveiro
Custodial history
A documentação relativa à Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, propriedade da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, encontra-se incorporada no Arquivo Diocesano de Aveiro desde 22 de Setembro de 2014, efetuando-se contrato entre a Fraternidade Franciscana Secular de Aveiro e Arquivo Diocesano de Aveiro. A 1 de Dezembro de 2014, efetuou-se depósito no Arquivo Distrital de Aveiro, ao abrigo do protocolo estabelecido entre este e o Arquivo Diocesano de Aveiro para tratamento da documentação no âmbito do projeto de organização, classificação, descrição e difusão, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian denominado DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., de 15 de Setembro de 2014 a 14 de Setembro de 2015.
Scope and content
Inclui estatuto da regra e constituição, breves apostólicos, registo de atas de sessões, registo de eleição de ministros, registo de correspondência, registo de receita e despesa, inventários e registo de assento e profissão de irmãos.
Arrangement
Organização por séries, ordenadas cronologicamente.
Access restrictions
Retirado à consulta. Para sua preservação este fundo foi digitalizado e o acesso só é concedido por meio deste suporte.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Razoável, pontualmente má.
Other finding aid
Arquivo Distrital de Aveiro - [base de dados de descrição arquivística]. [em linha]. Aveiro, 2014. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em atualização.

Secretaria do Estado da Cultura, Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, Inventário do Património Cultural Móvel, inventário coletivo dos registos paroquiais, vol.1 - Centro e sul, [Lisboa], 1993,ISBN 972 - 8107-08-0.
Related material
PT/PSOL Província da Soledade 1569/1832 - A Província de frades franciscanos da "mais estreita observância" resultou da subdivisão da Província da Piedade, segundo decisão do Capítulo Provincial de 9 de Maio de 1671. Em 1673, foi aprovada pelo Ministro Geral da Ordem e pela Santa Sé por bula "Ex iniuncto nobis" de 21 de Julho desse ano. Era constituída pelos conventos situados a norte do Tejo. A sua sede estava no Convento de Santo António do Vale da Piedade, em Vila Nova de Gaia. A esta pertenciam o Convento de Santo António de Aveiro fundado em 1524 e o Convento da Madre de Deus de Sá de Aveiro, fundado em 1644. Comissariava a Ordem Terceira Secular de São Francisco de Aveiro.

Notes
Oudinot, José Reinaldo Rangel de Quadros, Aveiro - Apontamentos Históricos: A Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, 2009, p. 451-501.
Creation date
11/12/2014 09:49:52
Last modification
16/10/2015 11:08:59